MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/SC tranca inquérito contra mãe que furtou macarrão, molho e meias
Desempregada

TJ/SC tranca inquérito contra mãe que furtou macarrão, molho e meias

Mulher é mãe de duas crianças e está desempregada. Defesa provou tratar-se de pessoa primária e de bons antecedentes.

Da Redação

sábado, 2 de abril de 2022

Atualizado em 5 de abril de 2022 11:26

O TJ/SC concedeu ordem em habeas corpus para determinar o trancamento de inquérito policial aberto contra mulher acusada de furtar três pacotes de extrato de tomate, três pacotes de massa de macarrão, um vasilhame de óleo de soja e seis pares de meias infantis, bens avaliados em R$ 38. Todos os bens subtraídos foram integralmente devolvidos ao estabelecimento comercial que foi vítima do furto.

A defesa da acusada comprovou que se trata de uma mulher primária, de bons antecedentes e que não tem nenhum procedimento penal em andamento ou arquivado. Acrescentou que a indiciada é mãe de duas crianças de tenra idade e está desempregada, de modo que o procedimento penal não se justifica na hipótese.

 (Imagem: Freepik)

TJ/SC tranca inquérito contra mulher desempregada que furtou macarrão, molho e meias.(Imagem: Freepik)

A desembargadora Cinthia Beatriz da Silva Bittencourt Schaefer, relatora do HC na 5ª câmara Criminal do TJ/SC, acompanhou o raciocínio apresentado pelos advogados da acusada já a partir da constatação de que o valor dos bens subtraídos é inferior a 10% do salário mínimo.

No entender da magistrada, os requisitos para reconhecimento do princípio da insignificância, nos termos adotados pelo STF, estão presentes e plenamente satisfeitos. Ao constatar a atipicidade da conduta, determinou o trancamento excepcional do inquérito policial, assim como a revogação das medidas cautelares anteriormente aplicadas.

A ação tramitou em segredo de justiça.

Informações: TJ/SC

Patrocínio

Patrocínio Migalhas