MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/SP tranca ação penal contra advogada que gravou juíza sem querer
Celular ficou ligado

TJ/SP tranca ação penal contra advogada que gravou juíza sem querer

As falas da juíza foram captadas pelo celular de advogada, que costumava gravar as audiências. Acontece que a causídica esqueceu seu aparelho na sala durante o intervalo e voltou para buscá-lo. Posteriormente, se deu conta do material gravado.

Da Redação

terça-feira, 5 de abril de 2022

Atualizado às 07:32

A 12ª câmara de Direito Criminal do TJ/SP, em matéria relatada pelo desembargador Vico Mañas, trancou ação penal contra advogada que gravou involuntariamente conversa entre juíza e promotora.

As falas da juíza foram captadas pelo celular de advogada, que costumava gravar as audiências. Acontece que a causídica esqueceu seu aparelho na sala durante o intervalo e voltou para buscá-lo. Posteriormente, se deu conta do material gravado.

 (Imagem: Freepik)

Celular da advogada gravou uma conversa entre juíza e promotora.(Imagem: Freepik)

Gravação

Consta nos autos que a gravação teria ocorrido em outubro de 2020, no intervalo da audiência de instrução e julgamento, em processo envolvendo clientes da advogada.

Em conversa da juíza com a promotora, a magistrada teria comentado sobre o sotaque da advogada carioca "defendendo essa gentaiada, correndo atrás para ganhar dinheiro, correndo atrás desse crime organizado".

Sobre a testemunha, a juíza teria considerado ser "impagável ela portar uma sacola da grife Lacoste na sala de audiências", dizendo que isso poderia ter sido uma "muamba". Além disso, a magistrada teria desqualificado os policiais: "esses policiais são mais bandidos do que os réus que estão lá sentados".

A juíza também teria orientado a promotora de que ela deveria pleitear processo por falso testemunho.

Posteriormente, a advogada bateu na porta e adentrou a sala, registrando que apenas necessitou buscar o seu aparelho celular, nada pontuando quanto à captação de áudio ambiental.

Ação penal

Depois disso, foi instaurado um inquérito policial para saber se a advogada realizou captação ambiental sem autorização judicial. Com relação à conduta da juíza, foi instaurado um processo administrativo disciplinar no CNJ.

Ao TJ/SP, a defesa da advogada alegou que ela sofre constrangimento ilegal e pediu o trancamento da ação penal por falta de justa causa.

O relator do caso, ao analisar os autos, pontuou que a gravação da audiência pelas partes, independentemente de autorização judicial, é assegurada pelos arts. 367, §§ 5º e 6º, do CPC.

"Logo, a captação realizada durante o normal curso do ato não constituiu nenhuma irregularidade. A questão, aqui, reside na gravação no intervalo, ocasião em que a Magistrada e a Promotora conversaram a sós e ignoravam que o celular da advogada, deixado sobre a mesa, continuava a captar suas falas."

De acordo com o magistrado, é possível verificar no caso a atipicidade da conduta.

"Nada há nos autos a permitir a conclusão de que (...), deliberadamente, deixou o celular ligado quando saiu da sala já sabendo que a Juíza e a Promotora manteriam diálogo absolutamente inadequado. Por óbvio, ela não poderia presumir que tal viesse a acontecer."

Assim sendo, votou pelo trancamento da ação penal e foi acompanhado pelo colegiado.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas