MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Intraempreendedorismo no Fragata e Antunes gera aplicativo inovador
Ideias inovadoras

Intraempreendedorismo no Fragata e Antunes gera aplicativo inovador

Fragata e Antunes Advogados criou em 2021 o "Projeto Click".

Da Redação

segunda-feira, 11 de abril de 2022

Atualizado às 09:00

Inspirado pela publicação de um artigo sobre intraempreendedorismo  de autoria de Gilberto Santos, seu diretor financeiro, que mostrava quão produtivo para empresas criativas é o papel dos funcionários no desenvolvimento de novos produtos e serviços, o Fragata e Antunes Advogados decidiu incentivar ideias inovadoras entre os seus colaboradores. E criou em 2021 o "Projeto Click" - concurso interno cujo nome remete à expressão "ter um click", ter um estalo de imaginação.

Em sua primeira edição o Click recebeu a inscrição de 12 projetos. Em primeiro lugar ficou o projeto batizado de App Spaces, destinado à reserva de espaços e comunicação entre as equipes, muito útil em tempos de pandemia e isolamento social. O segundo lugar ficou com o projeto Academia de Líderes Fragata e Antunes, para estímulo de formação de novos líderes no escritório.

"Por meio do App Spaces é possível ao nosso colaborador reservar uma sala de reuniões ou uma mesa para passar o dia trabalhando no escritório, numa de nossas seis unidades próprias, informando ainda quais recursos de tecnologia e humanos precisará no espaço físico, otimizando o espaço de acordo com o protocolo para prevenção da Covid-19", afirma Ricardo Alves, DPO e head de tecnologia da banca.

Alves explica que esse aplicativo emite comunicados para todos os colaboradores sobre notícias relacionadas ao escritório, clientes, novidades, novos procedimentos etc. O App está integrado ao Painel Conecta, que concentra todos os softwares adotados pelo escritório, que permitem enviar e receber e-mails; peticionar a partir de um questionário inteligente; acompanhar transmissões ao vivo de eventos, assistir vídeos de treinamento e capacitação, solicitar suporte; extrair relatórios de jurimetria; negociar acordos; fazer e receber ligações telefônicas e de videoconferência pela nuvem. Permitem, ainda, solicitar o desenvolvimento de robôs e monitorar o funcionamento deles; acessar todos os softwares dos clientes e dos Tribunais; solicitar o protocolo de petições; acompanhar indicadores de prazos, audiências, publicações e tarefas, pesquisar jurisprudência etc.

Com a pandemia o Fragata e Antunes adotou o trabalho em regime de home office. "Para aprimorar a comunicação, criamos uma 'onepage', conceito do Legal Design, dentro de nosso principal software, com desenvolvimento inteiramente interno, que permite acesso aos demais sistemas, concentrando a autenticação dos usuários. A nossa 'onepage' é um layout de apenas uma página com todas as informações necessárias, ordenadas de maneira estratégica e otimizada, permitindo que todos os mais de 400 colaboradores possam acompanhar indicadores, acessar outros softwares e fazer solicitações", complementa Andressa Barros, CEO do escritório.

De acordo com a executiva, essa concentração de acessos no App Spaces e Painel Conecta, numa única plataforma, "permitiu a simplificação da rotina de trabalho de nossos colaboradores, com significativo aumento de produtividade. Em pesquisas realizadas em 2021 e 2022 obtivemos excepcionais resultados de satisfação, inclusive com feedbacks positivos de nossos clientes". Na pesquisa mais recente (março de 2022), que contou com a participação de 119 colaboradores, o Painel Conecta foi bem avaliado, pois é de fácil navegação, intuitivo, com conteúdo claro e design adequado. A nota média foi de 4,48 (máximo de 5).

 (Imagem: Divulgação)

Ricardo e Andressa(Imagem: Divulgação)

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas