MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Plano deve cobrir terapia ABA em clínica próxima a casa de autista
Autismo | ABA

Plano deve cobrir terapia ABA em clínica próxima a casa de autista

Magistrada destacou que em se tratando de questões relativas à saúde, deve prevalecer a indicação médica, não sendo lícita à operado impor restrições e negar-se a fornecer cobertura plena ao paciente.

Da Redação

sexta-feira, 15 de abril de 2022

Atualizado em 14 de abril de 2022 17:07

A juíza de Direito Luciana Bassi de Melo, da 5ª vara Cível de Pinheiros/SP, condenou plano de saúde a custear terapia ABA para criança com autismo em clínica credenciada a no máximo 15 quilômetros da residência da criança. A magistrada concluiu que a negativa da operadora, que alegava que o tratamento não estava previsto no rol da ANS, se tratava de alegação abusiva, uma vez que este é um rol de caráter meramente exemplificativo.

 (Imagem: Unsplash)

Plano de saúde é obrigado a cobrir terapia ABA para autista em clínica próxima de sua residência. (Imagem: Unsplash)

Menino diagnosticado com autismo teve a recomendação do tratamento de psicoterapia de análise de comportamento aplicada (ABA). A genitora, que representa a criança, solicitou que a operadora de saúde custeie integralmente o tratamento, nos moldes do relatório médico. O plano de saúde, por sua vez, alegou que disponibilizou as terapias solicitas de acordo com a cobertura contratual e as normas da ANS.

Ao analisar o caso, a magistrada destacou que em se tratando de questões relativas à saúde, deve prevalecer a indicação médica, não sendo lícita à operado impor restrições e negar-se a fornecer cobertura plena ao paciente.

"A recusa afigura-se abusiva levando em consideração que o rol de procedimentos obrigatórios da ANS possui caráter meramente exemplificativo, sendo, de ato, abusiva a negativa de cobertura sob esse fundamento."

Por fim, a juíza verificou que não existem clínicas credenciadas pelo plano aptas a realizar o tratamento próximo à residência da criança. Nesse sentido, condenou o plano a arcar com o custeio total do tratamento em clínica particular, caso a operadora não indique profissionais credenciados até a distância de 15 quilômetros da residência do menino.

O advogado Gustavo de Melo Sinzinger, do escritório Sinzinger Advocacia, atuou na causa.

Leia a sentença.

______

t

Patrocínio

Patrocínio

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA