MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Governo deflagra ação para proteger terra indígena no Pará
Ministério da Justiça

Governo deflagra ação para proteger terra indígena no Pará

Em vídeo divulgado nas redes sociais, a cacica Juma Xipaia relatou que uma balsa de garimpo ilegal teria descido o rio Iriri em direção à reserva.

Da Redação

sábado, 16 de abril de 2022

Atualizado às 18:24

O Ministério da Justiça e Segurança Pública informou que deflagrou uma operação para proteger o território indígena Xipaia, no município de Altarmia/PA, que foi invadido por criminosos que estariam cometendo crimes ambientais nessa região. A operação conta com o envolvimento de agentes da PF e da Força Nacional de Segurança. 

 (Imagem: Futura Press/Folhapress)

Ministério da Justiça e Segurança Pública deflagra ação para proteger terra indígena no Pará.(Imagem: Futura Press/Folhapress)

O chefe do serviço de repressão a crimes contra comunidades indígenas e delegado da PF, Paulo Teixeira, afirmou que a denúncia foi recebida na noite de quinta-feira, 14. "Imediatamente começamos os preparativos ainda de madrugada para o envio das equipes que protegerão essa área em que está a aldeia Karimãa, da etnia Xipaia", contou Teixeira.

Em vídeo divulgado nas redes sociais, a cacica Juma Xipaia relatou que uma balsa de garimpo ilegal teria descido o rio Iriri em direção à reserva. "Guerreiros das outras aldeias estão descendo com o objetivo de tentar um diálogo, para que eles (os invasores) saiam do território, mas nós estamos com medo", relatou a líder.

O delegado da PF, pontuou que, ao menos até agora, não há relatos de conflitos graves entre índios e forasteiros. A assessoria da Funai informou que sua unidade na região acompanha a situação e que está em permanente contato com as forças de segurança.

O território Xipaia possui cerca de 179 mil hectares de extensão e fica localizado a 400 km da sede do município de Altamira, no sudoeste do Pará. As aldeias localizadas em sua zona de abrangência abrigam cerca de 200 pessoas.

Informações: Agência Brasil.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas