MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. "Cenário belicoso", diz advogado de Bolsonaro sobre próximas eleições
FIBE | Regulação estatal

"Cenário belicoso", diz advogado de Bolsonaro sobre próximas eleições

Tarcísio Neto, ex-ministro do TSE, foi contratado para atuar na campanha de Bolsonaro nas próximas eleições.

Da Redação

segunda-feira, 18 de abril de 2022

Atualizado às 17:25

O advogado e ex-ministro do TSE Tarcisio Vieira de Carvalho Neto, contratado para atuar na campanha de Bolsonaro, disse que prevê um cenário "bastante belicoso" do ponto de vista jurídico nas próximas eleições.

Para o advogado, todas as eleições trazem desafios em profusão, nenhuma é diferente de outras e os desafios são cambiantes. "Mas nada que fuja à preparação que é necessária tanto por parte do partido quanto do candidato."

O ministro Tarcisio Vieira de Carvalho Neto compôs o plenário do TSE por oito anos - sendo quatro anos como substituto e outros quatro como efetivo -, o magistrado da classe dos juristas marcou a sua trajetória pela atuação dinâmica e minuciosa.

Foi empossado ministro substituto do TSE em fevereiro de 2014, sendo indicado pela então presidente Dilma Rousseff a partir de uma lista tríplice aprovada pelo STF. Nas Eleições Gerais daquele ano, foi designado ministro da propaganda, com a incumbência de analisar todas as reclamações, representações e pedidos de direito de resposta dirigidos a candidatos à presidência da República. Tarcisio Vieira de Carvalho Neto foi reconduzido ao segundo biênio como integrante substituto da Corte Eleitoral em fevereiro de 2016.

A sua posse como ministro efetivo do Tribunal aconteceu em maio de 2017, após indicação do então presidente da República, Michel Temer. O seu último biênio teve início em maio de 2019, após ser reconduzido pelo presidente Jair Bolsonaro.

Do assento na bancada do plenário do TSE, o ministro Tarcisio participou de julgamentos que marcaram a história do TSE. É de sua relatoria, por exemplo, o processo no qual a Corte Eleitoral concedeu a candidatos e candidatas transgênero o direito de serem identificados na urna eletrônica por seu nome social.

O evento

O FIBE - Fórum Integração Brasil Europa acontece de 18 a 21 de abril em Lisboa, Portugal. O evento tem por propósito constituir um espaço de debate público para promover, gerar e disseminar conhecimento que contribua para a integração entre Brasil e Europa. Neste ano, o fórum tem como tema "Os desafios do desenvolvimento: o futuro da regulação estatal", um instrumento cada vez mais visado para estimular investimentos. Confira a programação completa.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas