MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Juiz determina fornecimento de medicamento off label para câncer
Saúde

Juiz determina fornecimento de medicamento off label para câncer

Para magistrado, fato de remédio não estar na lista da ANS não exime o plano de fornecê-lo.

Da Redação

quinta-feira, 28 de abril de 2022

Atualizado às 11:36

O juiz de Direito Antonio Carlos Santoro Filho, da 45ª vara Cível do Foro Central de SP, determinou que plano de saúde forneça o medicamento Avastin - Bevacizumabe a idosa com câncer, ainda que para uso "off label", ou seja, ainda não aprovado pela Anvisa para aquela finalidade.

 (Imagem: Freepik)

Justiça determina fornecimento de medicamento offlabel para câncer.(Imagem: Freepik)

O fornecimento do medicamento foi recusado sob alegação de se tratar de medicamento off label para a neoplasia de que padece a autora.

Mas o juiz considerou que a eventual circunstância de o remédio não se encontrar inscrito na lista da ANS não exime a requerida do dever de cobertura, conforme jurisprudência pacífica do TJ/SP, sintetizado pela súmula 102, segundo a qual, havendo indicação médica, é abusiva a negativa.

O juiz ainda destacou que o perigo de dano decorre dos termos do relatório médico acostado à inicial, o qual dá conta de que a não utilização do medicamento poderá implicar sequela neurológica irreversível e até risco de morte.

A tutela foi deferida para que o convênio médico forneça, em cinco dias, o medicamento à autora, na dose prescrita e a cada 14 dias, sob pena de multa diária de R$ 3 mil.

Os advogados Fernanda Giorno e Rodrigo Lopes (Lopes & Giorno Advogados) representam a autora.

  • Processo: 1039999-65.2022.8.26.0100

________

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas