MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Advogado é condenado por disparar fake news contra Moraes
Indenização | Fake news

Advogado é condenado por disparar fake news contra Moraes

No Instagram, em 2020, ele acusou o ministro Alexandre de Moraes de receber propina. Na Justiça, ele perdeu em 1º grau e fez uma "vaquinha" para interpor recurso no TJ/SP, que também não prosperou.

Da Redação

segunda-feira, 2 de maio de 2022

Atualizado às 15:49

O advogado bolsonarista Alexandre Cezar Zibenberg deverá pagar R$ 50 mil, a título de danos morais, por ter espalhado uma fake news sobre o ministro Alexandre de Moraes, do STF. Em 2020, ele acusou Moraes de ter recebido propina.  A decisão é da 2ª câmara de Direito Privado do TJ/SP ao concluir que o blogueiro extrapolou os limites da liberdade de opinião e de expressão.

 (Imagem: Nelson Jr. | SCO | STF)

Advogado é condenado por disparar fake news contra Moraes.(Imagem: Nelson Jr. | SCO | STF)

Em junho de 2020, o blogueiro publicou uma imagem no Instagram com os seguintes dizeres: "o escândalo no STF ministro Alexandre Moraes recebeu propina do Cartel de Trens, diz ex-diretor da Siemens". O blogueiro foi condenado em 1º grau ao pagamento de R$ 50 mil por danos morais. Quando sobreveio a condenação, o advogado fez uma "vaquinha" na internet para que ele pudesse pagar as custas de interposição de recurso no TJ/SP. Veja o vídeo:

Tal decisão foi mantida pela desembargadora Hertha Helena de Oliveira, relatora do caso no TJ/SP. A magistrada registrou que a livre expressão do pensamento do blogueiro "extrapolou em muito a liberdade de opinião e expressão, já que violou a honra objetiva e subjetiva do autor, ao imputar-lhe a prática de crime".

Assim, ao acompanhar o entendimento da relatora, a 2ª câmara de Direito Privado do TJ/SP concluiu que o valor está em consonância com a extensão dos danos e as finalidades da indenização arbitrada".

O caso tramita sob segredo de justiça. 

Patrocínio

Patrocínio Migalhas