MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Ex-ministro Ibrahim Abi-Ackel toma posse na Academia Mineira de Letras
Posse

Ex-ministro Ibrahim Abi-Ackel toma posse na Academia Mineira de Letras

Aos 96 anos de idade, o intelectual ocupará a cadeira de número 17.

Da Redação

segunda-feira, 2 de maio de 2022

Atualizado em 3 de maio de 2022 08:39

O advogado Ibrahim Abi-Ackel, sócio-presidente do Conselho do escritório Abi-Ackel Advogados Associados, toma posse na cadeira nº 17 da Academia Mineira de Letras. Aos 96 anos de idade, o intelectual é memória viva da história política do país e referência em Direito Público.

Com dezenas de obras publicadas na área jurídica e cargos como Ministro da Justiça, Procurador de Belo Horizonte, vereador, deputado e professor, a trajetória do Ibrahim Abi-Ackel, será reconhecida pela AML no próximo dia 6 de maio. Ele tomará posse da cadeira nº 17, sendo o 4º sucessor do lugar que já foi ocupado pelo médico Eduardo de Menezes, o desembargador José Antônio Nogueira e os ex-ministros Abgar Renault e Aluízio Pimenta.

"É, para mim, imensa honra e satisfação poder ombrear-me com pessoas de tão elevado intelecto e tão profícua produção literária e acadêmica. Fazer parte da Academia é um grande prazer e uma imensa responsabilidade. Ainda mais por ter eu sido eleito para ocupar a cadeira de nº 17, sucedendo homens de invejáveis cultura, erudição e ciência. A Academia sempre desempenhou e, hoje mais que nunca, desempenha papel de indescritível relevância em Minas e no Brasil, de debate e divulgação da literatura e do conhecimento. E é com imensa felicidade que passo a entregar minha humilde e modesta contribuição a esse valoroso propósito", reflete Ibrahim sobre a honraria em ser o mais novo imortal da Academia Mineira de Letras.

Dr. Ibrahim Abi-Ackel foi eleito para a AML em 31 de agosto de 2020, com 28 votos dos 31 votantes. A casa é integrada por 40 membros, a exemplo da Academia Brasileira e a Francesa, escolhidos por um colégio eleitoral em processo aberto a todo cidadão brasileiro. O discurso de recepção, na próxima sexta-feira, será feito pelo acadêmico Amilcar Martins Filho (cadeira nº 04). A cerimônia de posse acontece na sede da AML e é restrita a convidados.

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas