MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Hacker da Lava Jato: PGR quer fim de investigação de suposto mandante
Inquérito

Hacker da Lava Jato: PGR quer fim de investigação de suposto mandante

Hipótese era de suposto envolvimento do ex-ministro Palocci como financiador, mas diligências não provaram linha investigativa.

Da Redação

sábado, 14 de maio de 2022

Atualizado às 16:15

Em petição à Justiça Federal em Brasília, o procurador Wellington Divino Marques de Oliveira requereu o arquivamento de um inquérito sobre um possível mandante e financiador no caso dos hackers que interceptaram mensagens trocadas entre o ex-juiz Sérgio Moro e ex-integrantes da força-tarefa da Lava jato. O pedido foi justificado pela "inexistência de linha investigativa hábil a comprovar a hipótese criminal".

O inquérito trabalhava com a hipótese de suposto envolvimento do ex-ministro Palocci como "possível financiador". A PF pediu o arquivamento apontando que rol de diligências não foi capaz de comprovar tal linha investigativa.

Testemunhas também não teriam corroborado a hipótese. Além disso, o parecer da Procuradoria diz que não foram identificadas conversas no nome do ex-ministro no material apreendido na Operação Spoofing, "indicando que não ocorreu participação".

O documento foi enviado à 10ª vara da JF/DF no dia 12 de abril.

Leia a íntegra da manifestação do MPF.

 (Imagem: Alan Marques/Folhapress)

PGR pede arquivamento sobre suposto financiador de hackers da Lava Jato.(Imagem: Alan Marques/Folhapress)

A manifestação do MPF/DF narra, ainda, que foram empreendidas diligências no sentido de identificar possíveis pedidos de invasão ou direcionamento das atividades praticadas pela organização criminosa denunciadas na Operação Spoofing.

Segundo o procurador, em julho de 2021 a PF concluiu que "não foi possível identificar um agente que tenha requerido aos réus que iniciassem ou continuassem as invasões aos dispositivos sob o fornecimento de qualquer tipo vantagem ou promessa de fornecê-la".

Patrocínio

Patrocínio Migalhas