MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. "Amigo secreto": Lula, Moro e Lava Jato são tema de novo documentário
Lawfare

"Amigo secreto": Lula, Moro e Lava Jato são tema de novo documentário

Documentário mostra como grande operação de combate à corrupção acabou por fragilizar o sistema de Justiça no Brasil. Longa estreia nos cinemas em 16 de junho.

Da Redação

terça-feira, 24 de maio de 2022

Atualizado às 10:09

Em junho de 2019, alguns meses após o início do governo Bolsonaro, o vazamento de conversas entre os membros da operação Lava Jato revelaria um grânde escândalo judicial - talvez o maior da história da República -, na série de reportagens conhecida como escândalo da "Vaza Jato".

Tendo como centro Lula, Moro, a Lava Jato e seus desdobramentos políticos, o documentário "Amigo Secreto" mostra como uma grande operação de combate à corrupção atuou para fragilizar o sistema de Justiça no Brasil.

No teaser do filme, é possível ouvir a voz do ministro Gilmar Mendes dizendo: "Não se combate crime cometendo crime". O ministro Ricardo Lewandowski diz: "Que que nos dizem as mensagens? Que os procuradores de Curitiba estavam acertando clandestinamente negociações com autoridades."

O filme é da premiada diretora Maria Augusta Ramos. A história é contada a partir do trabalho de jornalistas por trás das reportagens envolvendo a troca de mensagens entre procuradores e juiz, nos dois anos que se seguiram às primeiras publicações, quando o Brasil entrava em um longo período de turbulências.

O longa estreia nos cinemas em 16 de junho.

 (Imagem: Divulgação)

Cena do documentário "Amigo Secreto". À mesa, jornalista Carla Jiménez, e os advogados Cristiano Zanin e Valeska Teixeira Martins. Na televisão, o ex-procurador Deltan Dallagnol.(Imagem: Divulgação)

A sinopse do documentário diz que a entrada do ex-juiz Moro no governo Bolsonaro e o vazamento de mensagens trocadas entre ele e procuradores abalaram a credibilidade da Lava Jato. "Um grupo de jornalistas acompanha os desdobramentos do caso, enquanto o país mergulha em uma sequência de crises que começa a ameaçar a sua democracia."

O longa é protagonizado por Leandro Demori, do The Intercept Brasil, Carla Jimenez, Regiane Oliveira e Marina Rossi, do El País Brasil.

O documentário é uma coprodução entre Brasil, Alemanha e Holanda.  A distribuição é da Vitrine Filmes.

Assista ao teaser oficial:

Patrocínio

Patrocínio Migalhas