MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. "Problema estrutural": Gilmar lamenta violência policial no Rio
Operação policial | RJ

"Problema estrutural": Gilmar lamenta violência policial no Rio

Para Gilmar Mendes, a violência policial é um problema estrutural. "Devemos contribuir para a superação das crises", asseverou o ministro.

Da Redação

quinta-feira, 26 de maio de 2022

Atualizado em 27 de maio de 2022 08:56

Na sessão plenária desta quinta-feira, 26, o ministro Gilmar Mendes lamentou os desdobramentos da operação policial na Vila Cruzeiro, no Rio de Janeiro, dessa semana. A operação é considerada a 2ª mais letal da história do Rio, deixando, ao menos, 26 pessoas mortas. 

Logo no início da sessão, o ministro destacou que algumas autoridades locais atribuíram ao STF a responsabilidade por essa tragédia; todavia, segundo Gilmar, este é um problema estrutural. 

"Violência policial lamentável com um quadro extremamente preocupante." 

Posteriormente, o ministro Edson Fachin pediu a palavra parar destacar que o Supremo "está entre as instituições que procuram soluções e não apenas imputar responsabilidades".

Por fim, o ministro Luiz Fux, presidente da Corte, registrou que já solicitou as devidas satisfações a polícia militiar sobre o ocorrido. 

Assista ao vídeo: 

Operação

Na terça-feira, 24, uma operação do Bope - Batalhão de Operações Policiais Especiais da Polícia Militar, da PRF - Polícia Rodoviária Federal e da PF na Vila Cruzeiro, na Penha, zona norte do Rio de Janeiro, resultou em pelo menos 26 mortos, segundo a última atualização. A ação reuniu efetivos das polícias Militar, Federal e Rodoviária Federal, desde a madrugada, com objetivo de prender lideranças criminosas escondidas na comunidade.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas