MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. CFOAB e OAB/SE acionam MPF para prisão de envolvidos no caso Genivaldo
Letalidade policial

CFOAB e OAB/SE acionam MPF para prisão de envolvidos no caso Genivaldo

Cidadão morreu após abordagem truculenta de agentes da Polícia Rodoviária Federal.

Da Redação

segunda-feira, 30 de maio de 2022

Atualizado às 12:27

O Conselho Federal e a OAB/SE pediram ao MPF que solicite às autoridades a prisão preventiva dos policiais envolvidos na morte de Genivaldo de Jesus Santos, de 38 anos, em Umbaúna/SE. Para as instituições, a prisão cautelar se faz necessária para o bom andamento das investigações e colheita das provas.

"A extrema violência praticada no ato, sem que os autores se preocupassem ou se intimidassem com a presença de filmagens, revela situação concreta a causar extremo e justificável temor àqueles que forem convocados a depor."

No ofício, as entidades ressaltam que as imagens da abordagem e dos eventos que se seguiram demonstram, com clareza, que Genivaldo não esboçou reação ou resistência, tendo sido tratado com extrema violencia e desproporção.

A OAB destaca que há indícios de que entre o local da abordagem e a chegada da vítima ao hospital, teria ocorrido nova sessão de violência e tortura, o que, se confirmado após as devidas apurações, revela "a gravidade superlativa e concreta das condutas dos agentes estatais diretamente envolvidos na diligência".

O caso

Genivaldo de Jesus Santos, 38 anos, morreu após abordagem de policiais rodoviários federais no município de Umbaúba, cerca de 100 km da capital Aracaju.

Vídeos mostram agentes da PRF prendendo o homem dentro do porta-malas da viatura com uma bomba de gás lacrimogênio. Segundo laudo do IML, a causa da morte foi "insuficiência aguda secundária a asfixia".

Familiares de Genivaldo de Jesus Santos contaram à imprensa local que ele andava de moto quando foi parado pela blitz. De acordo com sobrinho e esposa, ele tinha transtornos mentais e havia mostrado aos policiais os remédios e a receita médica. Assista à cena, que contém imagens fortes:

Patrocínio

Patrocínio Migalhas