MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Americanas indenizará por demora em estorno de compra cancelada
Danos morais

Americanas indenizará por demora em estorno de compra cancelada

Loja prometeu estorno em uma ou duas faturas, mas demorou quatro meses para fazê-lo.

Da Redação

segunda-feira, 30 de maio de 2022

Atualizado às 18:21

Lojas Americanas terá de pagar indenização por danos morais a consumidor que cancelou compra e demorou quatro meses para receber o estorno no cartão de crédito. Assim decidiu a juíza de Direito Tamara Hochgreb Matos, da 24ª vara Cível de SP.

O consumidor ajuizou ação de indenização por danos morais em face das Lojas Americanas, alegando, em síntese, que adquiriu uma Smart TV Led pela plataforma digital, pagando pelo produto e pela instalação no cartão de crédito.

Contudo, ressaltou que antes mesmo da entrega, entrou em contato com a empresa, comunicando sua desistência da compra, que aceitou o pedido, providenciando o estorno quatro meses após a solicitação.

Para o consumidor, o tempo de espera lhe causou dano moral, pois neste período, além de perder tempo e sofrer desgaste emocional ao entrar em contato várias vezes com a empresa, precisou arcar com as parcelas cobradas na fatura de seu cartão de crédito, deixando de utilizar o valor com sua família nas festas de final de ano.

 (Imagem: Divulgação)

Americanas pagará dano moral a consumidor por atraso em reembolso.(Imagem: Divulgação)

Ao analisar o caso, a magistrada observou que a empresa enviou mensagem ao consumidor dizendo que o estorno no cartão de crédito se daria em uma ou duas faturas. "Assim, o estorno do valor pago não observou o prazo estipulado e informado", considerou.

Para a magistrada, foi ilícita a conduta da empresa ao demorar quatro meses para realizar o estorno da compra, causando transtornos decorrentes do desgaste psicológico e tempo perdido para realizar reiteradas solicitações e reclamações.

Diante disso, condenou a empresa a pagar indenização por danos morais no valor de R$ 1,5 mil.

O escritório Tadim Neves Advocacia atua no caso.

Veja a decisão.

________

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas