MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "Compliance e responsabilidade penal por omissão"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "Compliance e responsabilidade penal por omissão"

A obra aborda a importância que documentos cuja natureza jurídica não é de Direito Penal têm no tocante à delimitação da responsabilidade penal por omissão do cargo de CCO.

Da Redação

sexta-feira, 3 de junho de 2022

Atualizado às 12:12

A obra "Compliance e responsabilidade penal por omissão" (Dialética - 148p.), de autoria de Gabriel Druda Deveikis, sócio do GDD ADVOGADOS, se destina a analisar e estabelecer os limites da responsabilidade penal por omissão do "chief compliance officer" (CCO).

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

Para tanto, inicialmente, discute-se uma temática ampla, ou seja, que circunda o problema principal, que é a análise da origem filosófica e da origem jurídica do compliance, sempre tendo como norte a economia globalizada (e não o globalismo), bem como a abordagem da criminalidade econômica como produto de uma economia transnacional.

Após, ingressa-se em um estudo detalhado do compliance à luz do Direito Penal, analisando os marcos legais do criminal compliance, tanto no Brasil quanto no exterior, bem como as implicações penais que as legislações impõem ao cargo de CCO.

Tendo adentrado na discussão acerca das implicações penais do cargo de CCO tomando por base as legislações brasileira e internacional, passa-se a analisar o problema principal trazido pela presente obra: os limites da omissão penalmente relevante quanto ao cargo de CCO. Assim, aborda-se a importância que documentos cuja natureza jurídica não é de Direito Penal têm no tocante à delimitação da responsabilidade penal por omissão do cargo de CCO. A partir de tal ponto, a presente obra também conceitua os chamados "compliance programs", além de os analisar de maneira bem detalhada.

Por último, adentra-se na discussão da omissão penalmente relevante e do dever jurídico de agir. Destaque-se que a presente obra insere o debate na realidade prática das atividades empresariais.

Sobre o autor:

Gabriel Druda Deveikis é sócio do GDD ADVOGADOS.Mestre em Direito Político e Econômico pelo Mackenzie/SP. Pós-graduações em Constitucional, Direitos Fundamentais e Processo Penal. Graduado pelo Mackenzie/SP.

_________

Ganhadores:  

  • Felippe Duarte de Oliveira, de Pirassununga/SP
  • Jonas Silva do Nascimento, de São Gonçalo do Amarante/RN
  • Carina Testoni Greiffo, de Joinville/SC
  • Fiama Vitória de Souza Assis, de Mariana/MG; e 
  • Silvaneide Barbosa Lobo, de Juara/MT.

 

t

_________

 

Patrocínio

Patrocínio Migalhas