MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Cancelamento de voo por condições climáticas não enseja dano moral

Cancelamento de voo por condições climáticas não enseja dano moral

Juiz de SP considerou que não houve falta de zelo por parte da empresa aérea.

Da Redação

quinta-feira, 2 de junho de 2022

Atualizado às 14:26

O 1º Juizado Especial Civil de Porto Velho/RO negou ação indenizatória por dano moral a passageiro contra a companhia aérea Latam, que alegou ter contratado voo de Guarulhos/SP para Porto Velho, saindo às 21h55min do dia 17 de dezembro do ano passado, que foi cancelado. O consumidor foi realocado em novo voo, que saiu no dia seguinte pela manhã.

Em sua defesa, a Latam destacou que as condições climáticas para decolagem e pouso não eram favoráveis e, por isso, houve a suspensão temporária dos voos no aeroporto, bem como demonstrou a ausência de pressupostos para caracterização dos danos pleiteados pelo passageiro, devido ao caso fortuito e força maior. A empresa também comprovou as assistências prestadas ao consumidor, em obediência ao que determina a resolução 400 da ANAC.

Em sua decisão, o magistrado João Luiz Rolim Sampaio reconheceu que não era procedente o pedido do passageiro, porque não houve falta de zelo por parte da empresa aérea, que observou a resolução da ANAC, que determina a disponibilização de realocação para o passageiro caso haja interrupção do serviço. O cancelamento do voo se mostrou justificado e as situações climáticas resultarem em condições de força maior, excluindo assim eventual responsabilização para a companhia.

 (Imagem: Freepik)

Cancelamento de voo por condições climáticas não enseja dano moral.(Imagem: Freepik)

O escritório Lee, Brock, Camargo Advogados (LBCA) atuou na causa pela Latam.

_____________________

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas