MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Juiz aplica retroatividade da lei de improbidade e afasta condenação
Improbidade administrativa

Juiz aplica retroatividade da lei de improbidade e afasta condenação

Magistrado de SP entendeu que a ação estava prescrita, tanto pelo prazo estipulado na nova redação da lei de improbidade administrativa quanto na redação anterior.

Da Redação

quinta-feira, 2 de junho de 2022

Atualizado às 08:58

O juízo da 10ª vara da Fazenda Pública de São Paulo julgou improcedente ação de improbidade administrativa movida para apurar supostas irregularidades em delegacia no Pari.

A ação foi ajuizada pelo MPSP em 2020 contra 49 pessoas que teriam relação com supostos atos de extorsão, corrupção passiva, concussão e condescendência criminosa perpetrados por policiais civis na região do Pari.

Em sentença proferida em 31 de maio, o magistrado Otavio Tioiti Tokuda entendeu que a ação estava prescrita, tanto pelo prazo estipulado na nova redação da Lei de Improbidade Administrativa quanto na redação anterior.

Considerou, ainda, que não havia dano ao erário, posto que a inicial sequer quantificou qual teria sido o prejuízo causado, tornando impossível o reconhecimento da pretensão de direito ao ressarcimento.

Para o magistrado "os artigos jurídicos existentes sobre a nova lei apontam para a sua aplicação imediata e retroativa, sempre que se beneficiar o réu, princípio básico do direito penal (sancionador por definição), do direito tributário e do direito administrativo sancionador".

Apontou, por fim, que a ausência de notícia quanto à condenação criminal dos Requeridos pelos crimes apontados como atos ímprobos colocam em dúvida até mesmo a ocorrência dos fatos, não cabendo ao juiz condenar por presunção.

A defesa de um dos delegados processados foi feita pelos advogados Igor Sant'Anna Tamasauskas e Luísa Weichert, do escritório Bottini & Tamasauskas Advogados.

 (Imagem: Freepik)

Juiz julga improcedente ação de improbidade por inépcia da inicial e reconhece retroatividade da nova LIA.(Imagem: Freepik)

Veja a decisão.

Patrocínio

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA