MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Juiz suspende processo do TCU contra Deltan sobre gastos na Lava Jato
Apuração | Contas

Juiz suspende processo do TCU contra Deltan sobre gastos na Lava Jato

Magistrado pontuou que, ao que tudo indica, Deltan não se envolveu na concepção da força-tarefa relativa à operação Lava Jato.

Da Redação

sexta-feira, 3 de junho de 2022

Atualizado às 17:40

Nesta sexta-feira, 3, o juiz Federal substituto Augusto César Pansin Gonçalves, da 6ª vara Federal de Curitiba/PR, suspendeu a tramitação do processo de TCE - Tomada de Contas Especial contra Deltan Dallagnol. 

O processo administrativo apura possíveis irregularidades na Lava Jato no que se refere ao gasto com passagens e diárias em vez da remoção dos procuradores envolvidos. Relatórios nos autos do processo apontam que Deltan Dallagnol pode ter despendido quase R$ 200 mil com passagens e diárias entre 2013 e 2020, e Diogo Castor mais de R$ 395 mil. 

No entanto, de acordo com o magistrado, ao que tudo indica, Deltan não se envolveu na formação da força-tarefa relativa à operação Lava Jato. 

Decisão

Ao analisar o caso, o magistrado verificou indícios razoáveis de que a tomada de contas especial, instaurado pelo TCU em abril deste ano, seria ilegal. Asseverou, ainda, que o ministro Bruno Dantas, relator do processo administrativo em questão, "pareceu prejulgar o caso, e em termos peremptórios, denotando, com esse comportamento, uma suposta falta de impessoalidade".

"Não são aparentemente verdadeiras as especulações feitas pelo ministro Bruno Dantas no sentido de que Deltan Dallagnol participou 'notória e ativamente de sua concepção no modelo em que ocorreu, com as falhas já caracterizadas nestes autos, bem como na coordenação da força-tarefa, e da escolha de seus integrantes, beneficiários dos pagamentos ilimitados'."

No entendimento do juiz, ao que tudo indica, o político não se envolveu na formação da força-tarefa relativa à operação lava jato. Nesse sentido, suspendeu a tramitação do processo de TCE em relação apenas ao Deltan.

 (Imagem: Eduardo Anizelli/Folhapress)

Justiça suspende ação contra Deltan sobre gastos exagerados na Lava Jato.(Imagem: Eduardo Anizelli/Folhapress)

Leia a íntegra da decisão

Patrocínio

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA