MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Juiz anula multa do Mercado Livre por falta de informação em anúncio
Certificação do Inmetro

Juiz anula multa do Mercado Livre por falta de informação em anúncio

Para magistrado do PR, o simples anúncio de venda dos produtos em questão não constitui ilícito.

Da Redação

terça-feira, 7 de junho de 2022

Atualizado em 8 de junho de 2022 09:37

A Justiça Federal concedeu à plataforma eletrônica Mercado Livre medida cautelar contra multa aplicada pelo IPEM - Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Paraná, por não possuir certificação do Inmetro em um de seus produtos anunciados. O pedido de tutela de urgência para a ação anulatória foi deferido pelo juiz federal Friedmann Anderson Wendpap, da 1ª vara Federal de Curitiba/PR.

O Mercado Livre pediu a anulação da sanção imposta pelo IPEM, no valor de R$ 6.468,00, decorrente da comercialização de kit de peças para banheiro sem a adequada certificação do Inmetro. Segundo a plataforma digital, o órgão instruiu o auto de infração com link de produto supostamente irregular, não tendo apresentado qualquer outra evidência de que infringiu as normas da matéria regulada pelas entidades.

Argumenta a plataforma de comércio online que não autoriza a venda de produtos não certificados pelas entidades reguladoras do país, como a ANVISA, ANATEL e o próprio INMETRO. E como foram esgotadas as instâncias administrativas, submete a questão ao Poder Judiciário o controle da legalidade dos atos praticados pelo órgão fiscalizador. 

Para o juiz federal que avalia o caso, o objeto da presente ação e do auto de infração não é a responsabilização do veículo de divulgação por prejuízos sofridos por usuários em razão de anúncios fraudulentos, mas sim, a existência ou não de obrigação do Mercado Livre de coibir a venda de produtos ilegais na sua plataforma.

"Alguns dos precedentes citados pela autora trazem casos em que não era possível inferir a ilicitude do anúncio pela sua própria formulação, motivo pelo qual não se impõe a responsabilização àquele que apenas divulga a propaganda. Contudo, situação distinta é quando a ilegalidade pode ser verificada através da própria descrição da publicidade. Ilustrando com exemplo extremo, não é mais tolerável a publicação em classificados de jornais anúncios de venda de pessoas escravizadas; ou entende a parte autora que publicidade de tal natureza apenas deveria ser retirado após denúncia de terceiros?"

Friedmann Anderson Wendpap reforça que o simples anúncio de venda dos produtos em questão não constitui ilícito, a ilicitude do comportamento apenas resta configurada após a notificação com a indicação do URL ou identificação clara e específica do conteúdo e a omissão da plataforma em retirar o conteúdo.

"O dever que se impõe às plataforma como a do Mercado Livre em produtos da terceira hipótese - cuja abusividade/ilicitude foi previamente notificada por usuários ou autoridades públicas - é de tomar as providências para, no âmbito e nos limites técnicos do seu serviço, tornar indisponível o conteúdo apontado como infringente."

 (Imagem: Arte Migalhas)

Mercado Livre não pode ser responsabilizado por falta de informação em anúncio.(Imagem: Arte Migalhas)

O Tribunal não disponibilizou o número do processo.

Informações: JF/PR

Patrocínio

Patrocínio Migalhas