MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TRT-2 nega anular contrato de aprendiz por suposto desvio de função
TRT da 2ª região

TRT-2 nega anular contrato de aprendiz por suposto desvio de função

Para a Corte, as alegações não foram provadas pelo trabalhador.

Da Redação

quinta-feira, 16 de junho de 2022

Atualizado às 09:54

A alegação de desvio de função é o fato constitutivo do direito à declaração de nulidade do contrato de aprendizagem, e cabe ao trabalhador comprová-la. Sob este entendimento, a 6ª turma do TRT da 2ª região negou o pedido de anulação feito pelo trabalhador.

O autor buscou a Justiça pleiteando a nulidade do contrato de aprendizagem por desvio de finalidade, sob alegação de que realizava evetivamente a função de operador de telemarketing.

Já a empresa afirmou que as atividades desempenhadas por ele não eram de teleatendimento, não havia metas, ele não realizava vendas nem cobranças. As atribuições eram relacionadas à prática de aprendizagem de atividade administrativa, e destacou que o vínculo era de aprendizagem, e não de estágio. 

 (Imagem: Freepik)

Trabalhador tem negada nulidade de contrato de aprendiz por desvio de função.(Imagem: Freepik)

Em 1º grau, o pedido foi indeferido e o reclamante, condenado a pagar R$ 5.688 de honorários sucumbenciais, e R$ 2.500 de honorários periciais. 

No TRT, o relator, desembargador Antero Arantes Martins, manteve a negativa, por considerar que não ficou provado o desvirtuamento do contrato.

Justiça gratuita

Por outro lado, o colegiado concedeu ao reclamante o benefício da Justiça gratuita, porquanto a situação está de acordo com a prevista no art. 790 da CLT: salário igual ou inferior ao teto legal (40% do teto do RGPS). O relator citou o que julgado pelo STF na ADIn 5.766, em que o Supremo afastou a condenação em honorários de sucumbência em caso de Justiça gratuita. O trabalhador, portanto, foi absolvido das condenações.

O escritório ARS Advogados atua pela empresa.

  • Processo: 1001178-58.2021.5.02.0063

Veja o acórdão.

___________

t

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA