MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Trabalhador com doença ocupacional será indenizado por empresa
TRT da 15ª região

Trabalhador com doença ocupacional será indenizado por empresa

Magistrado concluiu que a doença do homem "manteve nexo de concausalidade com o trabalho, em razão da incúria da empregadora com relação à forma com que o trabalho era prestado".

Da Redação

sábado, 18 de junho de 2022

Atualizado às 09:43

Empresa deverá indenizar trabalhador que teve doença ocupacional comprovada. A decisão é da juíza do Trabalho Juliana Benatt, da 8ª vara do Trabalho de Campinas/SP, que através de laudo pericial, concluiu que o trabalhador "havia a abdução habitual dos ombros, assim como a sustentação e movimentação das peças afastadas do corpo, de forma repetitiva".

Consta nos autos que o homem alegou doença ocupacional pela atividade laboral prestada a empregadora, motivo pelo qual pleiteou indenização pelo fato. A empresa, por sua vez, pleiteou pela improcedência da ação. No processo, foi realizada perícia médica.

Laudo pericial 

Ao analisar o caso, o magistrado pontuou que o laudo pericial concluiu que o trabalhador apresentou diagnóstico de síndrome do manguito rotador por esforços repetitivos praticados no trabalho. "Os gestos operacionais praticados foram simulados pelo reclamante, tendo constatado que havia a abdução habitual dos ombros, assim como a sustentação e movimentação das peças afastadas do corpo, de forma repetitiva", asseverou.

Nesse sentido, concluiu que o homem foi acometido por doença a qual tem nexo de causalidade com o emprego. Ademais, afirmou que o trabalhador apresenta todos os requisitos necessários para a receber indenização pela doença sofrida.

"No presente caso, restaram comprovados todos os requisitos, já que a doença do reclamante manteve nexo de concausalidade com o trabalho, em razão da incúria da empregadora com relação à forma com que o trabalho era prestado."

Por fim, o juízo reconheceu a doença ocupacional do trabalhador, bem como condenou a empresa ao pagamento de indenização por danos morais.

O escritório Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atuou em defesa do trabalhador.

TRT-15: Juíza reconhece doença ocupacional e fixa indenização a trabalhador.

Leia a sentença.

_____

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas