MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Empregado será indenizado por ganhar menos que o declarado no holerite
Trabalhista

Empregado será indenizado por ganhar menos que o declarado no holerite

Para magistrado, o funcionário foi vítima não só de descumprimento das leis trabalhistas, mas de fraude e enganação.

Da Redação

domingo, 26 de junho de 2022

Atualizado em 27 de junho de 2022 16:53

A 15ª turma do TRT da 2ª região condenou uma companhia de diagnósticos veterinários a pagar indenização por dano moral, além de diferenças de remunerações e FGTS, para trabalhador que recebia pagamento inferior ao lançado em holerite. A fraude foi identificada pelo juízo de origem ao comparar os documentos emitidos pela empresa com os registros de pagamento, em forma de extratos bancários e cheques.

A empregadora buscou se defender com a tese de que seria absurdo alguém receber salários menores do que os constantes nos informes de pagamento.

Segundo o juiz relator Marcos Neves Fava, o argumento não merece crédito, uma vez que o empregado vive em permanente estado de coação, dada a sua hipossuficiência durante o contrato e necessidade de subsistência.

O magistrado acrescenta que a empresa registrava nos holerites o piso salarial exigido para a categoria do profissional, fazendo com que houvesse aparência de repasse correto dos valores. Por fim, argumenta que o ônus da prova do pagamento é da empresa, do qual ela não se desincumbiu.

Quanto ao dano moral, o relator ressalta que "lançar débitos maiores do que o efetivamente pagos permite, por hipótese, a prática de tipos penais e tributários graves". Acrescenta que o empregado foi vítima "não só de descumprimento das leis trabalhistas, mas de engodo, fraude, enganação", outro ponto a justificar a indenização.

 (Imagem: FreePik)

Empregado será indenizado por receber menos que declarado no holerite.(Imagem: FreePik)

Confira aqui a decisão.

Informações: TRT-2.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas