MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Para Sebastião Reis, ampliação de sustentação oral ficou "inviável"
X Fórum Jurídico de Lisboa

Para Sebastião Reis, ampliação de sustentação oral ficou "inviável"

Durante a entrevista, o ministro também comentou sobre a falta de diálogo no Judiciário e citou alguns problemas que ocorrem pelo Brasil.

Da Redação

terça-feira, 28 de junho de 2022

Atualizado às 09:06

Em entrevista ao Migalhas, durante o X Fórum Jurídico de Lisboa, o ministro Sebastião Reis Jr, do STJ, salientou que a norma que ampliou as sustentações orais é "inviável". Para exemplificar, o ministro citou que a última sessão da Corte teve 40 sustentações orais.

"Não é bom nem para a advocacia, nem para a magistratura", pontuou.

Segundo o ministro, o grande problema da ampliação é que foi uma solução imposta por um dos lados do processo. 

"Temos que achar soluções negociadas. Para nós que vamos julgar é muito complicado, ninguém tem condições de ouvir 40 sustentações orais em um dia só."

Falta de diálogo no Judiciário

Durante a entrevista, o ministro também comentou sobre a falta de diálogo no Judiciário e citou alguns problemas que ocorrem pelo Brasil, como excesso de demandas, advogados abusando do processo, MP também abusando em oferecer denúncias e magistrados julgando em desconformidade com os Tribunais Superiores.

"O volume atual de processos é uma consequência desses vários problemas."

Para Sebastião Reis, o primeiro passo que precisa ser tomado é uma mudança de mentalidade.

"Temos que ser pragmáticos e pensar um pouco mais no jurisdicionado, deixar a vaidade um pouco de lado e conversar."

Na avaliação de S. Exa., falta diálogo entre o Judiciário, dentro das várias instâncias, e também entre a magistratura, o MP e a advocacia.

"Essas instituições não estão conversando."

O evento

De 27 a 29 de junho de 2022 será realizado, em Portugal, o X Fórum Jurídico de Lisboa. Em sua décima edição, o evento tem como mote "Governance da Ordem Jurídica em Transformação". Também estarão em debate temas como liberdades individuais, crise da democracia na geopolítica global, transformações econômicas, meio ambiente, novas tecnologias e desafios do Estado regulador. O objetivo é promover o diálogo entre Brasil e Portugal a partir de uma perspectiva de governança em contínua transformação. O Congresso é realizado pelo IDP, pelo Instituto de Ciências Jurídico-Políticas da Faculdade de Direito de Lisboa e pela FGV.

 (Imagem: .)

Patrocínio

Patrocínio

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...