MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. "Não vivemos em democracias pluralistas", diz presidente do IBCCRIM
X Fórum Jurídico de Lisboa

"Não vivemos em democracias pluralistas", diz presidente do IBCCRIM

Dirigente do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais destacou que leis são importantes, mas as políticas públicas são determinantes.

Da Redação

quarta-feira, 29 de junho de 2022

Atualizado às 09:48

Marina Coelho Araújo, advogada e presidente do IBCCRIM, concedeu entrevista à TV Migalhas no X Fórum Jurídico de Lisboa, e se pronunciou sobre democracia e pluralidade. Para Marina, não vivemos em democracias pluralistas, visto que os espaços de poder são privilegiados, minoritários e grande parte deles excluem a Constituição.

Ademais, para reverter tal questão, a advogada propõe que a construção democrática seja planejada a partir da abertura de espaços públicos para desenvolvimento profissional e pessoal, a fim de objetivar a liberdade individual. Segundo ela, leis são importantes mas, as políticas públicas são determinantes, em especial as propositivas, quando determinadas a efetiva consolidação e a garantia de espaços e estruturas que abram lugares de fala em todas as instituições.

Assista:

 

O evento

De 27 a 29 de junho de 2022 será realizado, em Portugal, o X Fórum Jurídico de Lisboa. Em sua décima edição, o evento tem como mote "Governance da Ordem Jurídica em Transformação". Também estarão em debate temas como liberdades individuais, crise da democracia na geopolítica global, transformações econômicas, meio ambiente, novas tecnologias e desafios do Estado regulador. O objetivo é promover o diálogo entre Brasil e Portugal a partir de uma perspectiva de governança em contínua transformação. O Congresso é realizado pelo IDP, pelo Instituto de Ciências Jurídico-Políticas da Faculdade de Direito de Lisboa e pela FGV.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas