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Fraude

Banco deve ressarcir cliente por Pix não autorizado

Juíza do ES entendeu que houve falha na prestação de serviços do banco, uma vez que não foi preservada a segurança nas transações bancárias.

Da Redação

quarta-feira, 29 de junho de 2022

Atualizado em 1 de julho de 2022 08:56

O cliente ingressou com uma ação contra a instituição financeira sob a alegação de que foi realizado um pix de sua conta bancária no valor de R$ 9.900,00 sem a sua autorização. O requerente contou que contestou a transação, mas não teve o valor restituído.

Já o banco afirmou que o fato ocorreu por culpa exclusiva de terceiros e pediu ao juiz que julgasse improcedentes os pedidos do cliente. Contudo, a juíza leiga que analisou o caso entendeu que houve falha na prestação de serviços da requerida, uma vez que não foi preservada a segurança nas transações bancárias.

Segundo a julgadora, a instituição financeira limitou-se a afirmar que a conservação do cartão e da senha é de responsabilidade do correntista, e a apresentar como prova o extrato bancário do autor, o que seria insuficiente para a comprovação da confiabilidade da transação.

Dessa forma, o banco foi condenado a ressarcir o cliente pelo prejuízo material em razão da fraude bancária, no valor de R$ 9 mil, bem como a indenizá-lo pelos danos morais no valor de R$ 3 mil, de acordo com a sentença, homologada pelo juiz do 9° Juizado Especial Cível de Vitória/ES.

 (Imagem: Freepik/Arte Migalhas)

Banco deve ressarcir cliente por Pix não autorizado.(Imagem: Freepik/Arte Migalhas)

Informações: TJ/ES

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