MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Justiça autoriza menina a jogar futebol em campeonato de colégio
Impedimento

Justiça autoriza menina a jogar futebol em campeonato de colégio

A escola negou a inscrição da aluna, alegando que seria a única menina no torneio.

Da Redação

quinta-feira, 7 de julho de 2022

Atualizado às 17:30

O juiz Rodrigo Ribeiro Lorenzon, da vara Regional do Barreiro, Belo Horizonte/MG, autorizou uma aluna de 10 anos a participar de uma edição de jogos em colégio da capital. A aluna, representada pela mãe, acionou a instituição de ensino na Justiça sob a alegação de que lhe foi negado o direito de participar do torneio de futebol.

A mãe da aluna disse que a escola negou a participação da filha nos jogos sob a justificativa de que "não seria permitida a participação de meninas no torneio" e, mesmo após a repercussão do caso na comunidade e manifestação por parte dos colegas na escola, as tentativas de negociação foram infrutíferas. Além disso, a mãe afirmou que a filha já disputa partidas de futebol junto com os meninos na escolinha de futebol e nas aulas de educação física da própria instituição.

Ao analisar o pedido, o juiz Rodrigo Ribeiro Lorenzon verificou que a participação da aluna no torneio não foi admitida "única e exclusivamente pelo fato de não haver equipe de meninas" e que tal decisão não encontra amparo no ordenamento jurídico. Ele citou o artigo 227 da Constituição Federal, que prevê como dever da família, da sociedade e do Estado, "assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação e ao lazer", entre outros direitos.

Para o magistrado, não é razoável admitir que a estudante seja impedida de participar de torneio de futebol (esporte que ela já pratica), apenas por não haver equipes femininas na disputa. Além disso, o caráter de competição do torneio não autoriza a alteração do tratamento da questão pela escola, que já permite que ela pratique o esporte com meninos, habitualmente, nas aulas de educação física.

A liminar deferida determina que a requerida aceite a inscrição da autora no torneio de futebol, sob pena de multa de R$20 mil, em caso de descumprimento da decisão.

 (Imagem: Freepik)

Justiça autoriza menina a jogar futebol em campeonato de colégio.(Imagem: Freepik)

O tribunal não divulgou o número do processo.

Informações: TJ/MG

Patrocínio

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.