MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Presidente do STJD suspende jogo do Corinthians e Goiás deste sábado
Futebol

Presidente do STJD suspende jogo do Corinthians e Goiás deste sábado

A decisão foi tomada após a Justiça comum de Goiás determinar torcida única na partida.

Da Redação

sábado, 15 de outubro de 2022

Atualizado às 19:16

O presidente do STJD, Otávio Noronha, determinou a suspensão da partida entre Goiás e Corinthians, pela Série A do Campeonato Brasileiro que aconteceria neste sábado, 15. A decisão foi tomada após a Justiça comum de Goiás determinar torcida única na partida. Em despacho, Otávio Noronha destacou que a suspensão visa garantir a ordem desportiva e o equilíbrio da competição.

Em duas petições ingressadas no STJD, sendo a primeira do Goiás e a segunda do Corinthians, ambas dão conta que o TJ/GO proferiu decisão em que determinou que o jogo entre os times, válido pela 32ª rodada da Série A, seja realizado com torcida única, vedado o ingresso de torcedores da equipe visitante.

O Goiás, juntamente com a CBF, ocupa o polo passivo da relação processual e, por esse motivo, não pode cumprir as decisões determinadas pelo STJD.

O Corinthians, por sua vez, pediu que se reafirme a decisão concedida em liminar para liberação da carga de ingressos para a torcida visitante e que se instaure procedimento para apuração de infração ao artigo 231 do CBJD, e, sucessivamente, que se suspendesse a realização da partida.

Ao decidir, o presidente do STJD ressaltou que, no aspecto estritamente técnico, não haveria que se cogitar conflito entre as decisões proferidas pela Justiça Desportiva e pela Justiça comum. Isso porque a Justiça Desportiva não integra, por óbvio, o Poder Judiciário.

 (Imagem: Divulgação/Facebook)

STJD suspende partida Corinthians e Goiás.(Imagem: Divulgação/Facebook)

Noronha ressaltou que uma decisão proferida pelo Poder Judiciário, não se pode negar vigência. Diante disso, salientou que, determinado pela Justiça Comum que a torcida visitante não poderá, no jogo marcado para este sábado, ingressar no estádio, não cabe à Justiça Desportiva determinar que o Goiás e a CBF ajam em desconformidade com a ordem judicial.

"De outro giro porém, é da responsabilidade deste STJD, zelar em última ratio, pela ordem desportiva e pelo equilíbrio das competições, de forma que, a única medida proporcional e adequada para tanto, diante da moldura que se revela,  é a determinação da suspensão da realização da partida, para que outra, oportunamente seja designada pela entidade de organização do Desporto, em condições de que o Jogo possa ser realizado sem o vilipendio dos princípios que se precisa preservar."

Assim, diante da decisão da Justiça comum, defiriu o requerimento do Corinthians e determinou a suspensão da partida entre Goiás e Corinthians.

  • Processo: 204/22

Veja a decisão.

Sem fiel, sem jogo

Nas redes sociais, o presidente do Corinthinas, Duilio Monteiro Alves, comentou a decisão. "Sem a Fiel o Corinthians não joga", diz a postagem.

"Lamentável um jogo adiado, mas seria inadmissível ter jogo nesse cenário. A Fiel tem direito de estar em QUALQUER estádio que o Corinthians jogue! Agradecemos ao STJD a suspensão da partida em Goiás até que tudo se resolva. Vai Corinthians!"

Patrocínio

Patrocínio

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...