MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF: MP questiona atuação da polícia em casos de violência a crianças
Pauta no STF

STF: MP questiona atuação da polícia em casos de violência a crianças

Segundo a Conamp, cabe ao Ministério Público requisitar diligências policiais.

Da Redação

domingo, 10 de julho de 2022

Atualizado em 11 de julho de 2022 16:08

A Conamp - Associação Nacional dos Membros do Ministério Público ajuizou, no STF, ação contra contra a possibilidade de autoridade policial requisitar ao Ministério Público a antecipação de produção de prova nas causas que envolvam violência contra crianças e adolescentes.

O objeto de questionamento é o art. 21, parágrafo 1º, da lei 14.344/22, conhecida como lei Henry Borel, que cria mecanismos de prevenção e enfrentamento de violência doméstica contra crianças e adolescentes. Segundo a entidade, a expressão "a autoridade policial poderá requisitar", constante do dispositivo, inverte a lógica acusatória, pois cabe ao MP requisitar diligências policiais.

A associação argumenta que a ação penal pública deve ser promovida, privativamente, pelo Ministério Público, e, por essa razão, a CF/88 não permite ao delegado de polícia promovê-la. De acordo com a Conamp, "o Ministério Público não se submete à determinação ou ordem da autoridade policial".

A ação foi distribuída à ministra Rosa Weber, que, visando instruir o processo para apreciação do pedido, solicitou informações à Câmara dos Deputados, ao Senado Federal e ao presidente da República, a serem prestadas em dez dias. Em seguida, determinou que se dê vista dos autos ao advogado-geral da União e ao procurador-Geral da República, sucessivamente, no prazo de cinco dias.

 (Imagem: Fellipe Sampaio/SCO/STF)

MP questiona requisições da polícia em casos de violência contra crianças.(Imagem: Fellipe Sampaio/SCO/STF)

Informações: STF.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...