MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF desmente fake news de ligação de ministro Gilmar com igreja em MG
Notícia falsa

STF desmente fake news de ligação de ministro Gilmar com igreja em MG

Homem divulgou em suas redes sociais a notícia inverídica de que o decano é presidente da instituição religiosa que fatura até R$ 2,5 milhões por ano.

Da Redação

sexta-feira, 8 de julho de 2022

Atualizado às 17:54

Um investigado no STF por criação e disseminação de notícias falsas postou nas redes sociais uma falsa ligação do ministro Gilmar Mendes com uma igreja de Minas Gerais. A informação mentirosa foi replicada por vários perfis e ganhou alcance nas redes sociais nesta sexta-feira, 8.

Segundo a postagem, documentos comprovariam que o ministro Gilmar Mendes é presidente de uma igreja em Minas Gerais que fatura até R$ 2,5 milhões por ano e que o CNPJ da igreja estaria vinculado ao CPF do ministro.

Em conferência ao site da Receita Federal é possível verificar que uma pessoa de mesmo nome, Gilmar Ferreira Mendes, aparece como presidente da igreja. Mas, ao analisar o CPF do presidente da igreja, nota-se que se trata de outra pessoa, um homônimo (pessoa de mesmo nome), pois não é o CPF do ministro do STF.

 (Imagem: Nelson Jr/SCO/STF)

Homem divulga falsa ligação de ministro Gilmar Mendes com igreja nas redes sociais.(Imagem: Nelson Jr/SCO/STF)

#VerdadesdoSTF

O STF alertou a importância de não repassar informações publicadas em locais não confiáveis e com dados alarmistas ou teorias conspiratórias.

Para conscientizar a sociedade sobre a importância do papel de cada um para evitar a propagação de notícias falsas sobre o Supremo e seus ministros, o STF lançou a série #VerdadesdoSTF, na qual informações falsas ou deturpadas atribuídas à Corte e aos seus ministros são objeto de correção. 

Informações: STF. 

Patrocínio

Patrocínio Migalhas