MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Moraes dá dois dias para Bolsonaro se explicar sobre discursos de ódio
Incitação à violência

Moraes dá dois dias para Bolsonaro se explicar sobre discursos de ódio

Partidos da oposição pedem à Corte Eleitoral que o presidente seja proibido de incitar violência política contra adversários.

Da Redação

sexta-feira, 15 de julho de 2022

Atualizado às 20:04

O ministro Alexandre de Moraes, presidente em exercício no TSE, determinou nesta sexta-feira, 15, que o presidente Jair Bolsonaro se manifeste, em um prazo de dois dias, sobre acusações de supostos discursos de ódio e incitação à violência. A decisão do ministro é referente a representação feita junto ao TSE por partidos de oposição.

À Justiça Eleitoral, os partidos Rede Sustentabilidade, PT, PC do B, PSB, PV, PSOL e Solidariedade argumentaram que as falas de Bolsonaro "configuram-se em estímulos psicológicos que vão construindo no imaginário de seus apoiadores e seguidores a desumanização do opositor". Sendo que, a conduta reiterada em aparições do presidente vão reforçando a violência não só no "sentido figurado", mas efetivamente praticada.

As legendas acionaram a Justiça Eleitoral após o guarda municipal Marcelo Arruda, dirigente petista em Foz do Iguaçu/PR, ser assassinado por pelo policial penal Jorge Guaranho, apoiador declarado de Bolsonaro. Inicialmente, a ação foi distribuída ao ministro Raul Araújo, mas em razão do recesso, a ação está com Moraes.

Na representação contra Bolsonaro, os partidos também elencam vários episódios e frases ditas por Jair Bolsonaro, e reivindicam que o presidente seja obrigado a condenar publicamente o assassinato de Marcelo Arruda. A ação pede, ainda, que seja fixada multa de R$ 1 milhão caso Bolsonaro promova novas manifestações nesse sentido.

Decisão

Ao analisar a ação, Alexandre de Moraes disse ser "indispensável exame mais detalhado do contexto fático exposto". Assim, "nesse contexto de relevantíssimas consequências solicitadas pelos Requerentes, torna-se necessária a prévia manifestação do Representado, estabelecendo-se o contraditório".

Depois de Bolsonaro, o Ministério Público Eleitoral também deve dar seu parecer.

 (Imagem: Nelson Jr./SCO/STF)

Moraes dá dois dias para Bolsonaro se explicar sobre discursos de ódio.(Imagem: Nelson Jr./SCO/STF)

  • Processo: 0600523-85.2022.6.00.0000

Veja a decisão.

Leia a íntegra do pedido.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...