MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. PGR: Legislativo é omisso em proteger trabalhador frente à automação
Ação no Supremo

PGR: Legislativo é omisso em proteger trabalhador frente à automação

Na ação, Augusto Aras pede que o STF fixe prazo razoável para que o Legislativo edite lei Federal para regulamentar regra da CF/88.

Da Redação

sábado, 23 de julho de 2022

Atualizado em 24 de julho de 2022 17:36

O procurador-Geral da República, Augusto Aras, ajuizou ação no STF apontando mora do Congresso Nacional em regulamentar dispositivo da Constituição Federal que confere aos trabalhadores urbanos e rurais o direito social à proteção em face da automação. A ação foi distribuída ao ministro Luís Roberto Barroso.

Na ação, Aras ressalta que, decorridos mais de 33 anos desde a promulgação da CF/88, ainda não foi editada lei Federal que regulamente o art. 7°, inciso XXVII, da Constituição, apesar de diversas proposições legislativas terem sido apresentadas sobre o tema. Diante disso, ele pede que o Supremo declare a omissão inconstitucional por parte do Legislativo e que fixe prazo razoável para que edite norma Federal sobre a matéria.

 (Imagem: Freepik)

PGR aponta omissão do Legislativo em regulamentar proteção de trabalhadores frente à automação.(Imagem: Freepik)
 

Aras argumenta que o dispositivo constitucional não somente elevou a proteção em face da automação ao nível de direito fundamental dos trabalhadores, como impôs ao legislador Federal a obrigação específica de editar lei para regulamentar tal direito.

Ele explica que a automação citada no dispositivo pode ser conceitualmente entendida como "fenômeno ligado à tecnologia" consubstanciado "pela mecanização do sistema produtivo através do uso de máquinas e robôs para o desempenho de certas atividades, notoriamente em substituição (parcial ou total) ao trabalho humano".

Na ADO, Aras cita estudo realizado em 2017 pela consultoria McKinsey que estimou a perda de até 50% dos postos de trabalho, no Brasil, em função da automação, bem como em decorrência da utilização da tecnologia da informação e da inteligência artificial. De acordo com o procurador-geral, a epidemia provocada pela covid-19 intensificou a automação dos postos de trabalho, sendo que o FEM - Fórum Econômico Mundial reportou, em 2020, a aceleração em 68% da automação de tarefas, no Brasil, como resposta à pandemia.

A CF/88, ressalta o autor do pedido, exige a adoção de providências legislativas voltadas a proteger os trabalhadores diante desse inevitável fenômeno.

Informações: STF.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas