MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF julga ausência de lei que proteja trabalhador frente à automação
Sessão | STF

STF julga ausência de lei que proteja trabalhador frente à automação

Procuradoria-geral da República questiona omissão do Congresso Nacional em regulamentar dispositivo da Constituição.

Da Redação

quinta-feira, 22 de agosto de 2024

Atualizado às 16:27

Nesta quinta-feira, 22, STF começou a analisar, em sessão plenária, se legislativo foi omisso ao não editar, até hoje, lei que regulamente dispositivo constitucional que prevê a proteção do trabalhador frente à automação.

O ministro Luís Roberto Barroso é o relator da ação. A sessão foi destinada à oitiva da CUT - Central Única dos Trabalhadores, admitida como amicus curiae.

 (Imagem: Diego Padgurschi/Folhapress)

STF analisa se legislativo foi omisso ao não regular dispositivo constitucional que prevê proteção do trabalhador frente à automação.(Imagem: Diego Padgurschi/Folhapress)

Manifestação

Representando a CUT, o advogado Ricardo Quintas Carneiro, da banca LBS Advogadas e Advogados, ressaltou que não se busca o retrocesso dos meio tecnológicos, mas que é necessário debater e regulamentar os padrões de proteção e políticas do trabalho humano sob pena de permitir demissões em massa e, ainda, contribuir para precarização da mão de obra e o próprio colapso do sistema de seguridade social do país.

Caso

O então procurador-Geral da República, Augusto Aras, aponta mora do Congresso Nacional em regulamentar dispositivo da CF que confere aos trabalhadores urbanos e rurais o direito social à proteção em face da automação.

Aras ressalta que, decorridos mais de 33 anos desde a promulgação da CF, ainda não foi editada lei Federal que regulamente o art. 7°, XXVII, apesar de diversas proposições legislativas terem sido apresentadas sobre o tema.

Diante disso, ele pede que o Supremo declare a omissão inconstitucional por parte do Legislativo e que fixe prazo razoável para editar norma Federal acerca da matéria.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...