MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Moraes manda bolsonaristas deletarem vídeos com fake news contra Lula
Eleições

Moraes manda bolsonaristas deletarem vídeos com fake news contra Lula

Publicações ligam o ex-presidente e pré-candidato ao PCC e ao assassinato de Celso Daniel.

Da Redação

segunda-feira, 18 de julho de 2022

Atualizado em 19 de julho de 2022 11:05

O ministro Alexandre de Moraes, vice-presidente do TSE, concedeu liminar em representação por propaganda eleitoral antecipada ajuizada pelo PT contra os deputados Otoni de Paula, Carla Zambelli, Hélio Lopes, o senador Flávio Bolsonaro e veículos de mídia e empresários.

O caso trata de disseminação de desinformações que associam o partido e o ex-presidente Lula ao PCC e ao assassinato do prefeito Celso Daniel; e descontextualizam falas do ex-presidente que insinua que ele haveria dito que "pobre é igual a papel higiênico" e associando o PT ao fascismo e ao nazismo.

 (Imagem: Marlene Bergamo/Folhapress)

Bolsonaristas devem deletar publicações com fake news contra Lula.(Imagem: Marlene Bergamo/Folhapress)

No pedido, o partido alegou a veiculação de propaganda eleitoral antecipada negativa por meio de notícias falsas, descontextualizadas ou sem qualquer demonstração de provas, por meio de redes sociais e veículos de comunicação que divulgam matérias tendenciosas e parciais, com "evidente propósito de desincentivar os cidadãos brasileiros a votarem no ex-presidente Lula".

A defesa do partido defendeu que a disseminação das falsas informações fere gravemente o equilíbrio da campanha eleitoral, a honra e a imagem do candidato.

Ao analisar o caso, o ministro refletiu sobre a liberdade de expressão e a censura, destacando:

"Liberdade de expressão não é Liberdade de agressão!

Liberdade de expressão não é Liberdade de destruição da Democracia, das Instituições e da dignidade e honra alheias!

Liberdade de expressão não é Liberdade de propagação de discursos mentirosos, agressivos, de ódio e preconceituosos!"

Na decisão, Moraes reconheceu que as publicações são desinformadoras e podem comprometer a lisura do processo eleitoral.

"O sensacionalismo e a insensata disseminação de conteúdo inverídico com tamanha magnitude pode vir a comprometer a lisura do processo eleitoral, ferindo valores, princípios e garantias constitucionalmente asseguradas, notadamente a liberdade do voto e o exercício da cidadania."

Assim, determinou a remoção dos conteúdos, que os responsáveis se abstenham de realizar novas publicações com o mesmo teor, sob pena de multa de R$ 15 mil reais, e a identificação dos responsáveis pelo canal no YouTube "DrNews", "Políticabrasil24" e por perfis não identificados nas redes sociais que compartilharam as fake news.

Representam o PT os escritórios Teixeira Zanin Martins Advogados e Aragão e Ferraro Advogados.

Veja a decisão.

_________

t

Patrocínio

Patrocínio

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA