MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STJ: Sem eficácia comprovada, SUS não deve fornecer Zolgensma para AME
Direito à saúde

STJ: Sem eficácia comprovada, SUS não deve fornecer Zolgensma para AME

O remédio pleiteado por família de paciente não consta nos atos normativos do SUS.

Da Redação

segunda-feira, 18 de julho de 2022

Atualizado às 17:20

A 2ª turma do STJ desobrigou o SUS a fornecer o medicamento Zolgensma para tratamento de criança com AME. O colegiado concluiu pela ausência de prova da eficácia e da imprescindibilidade do remédio. A relatoria é da ministra Assusete Magalhães, que conheceu o recurso e negou provimento.

Na ação, a família do menor pediu que a União e o Estado do Paraná fossem obrigados a fornecer para criança o medicamento Zolgensma, não constante dos normativos do SUS, conforme prescrição médica.

 (Imagem: Pexels)

A magistrada considerou frágeis as evidências científicas apresentadas nos autos.(Imagem: Pexels)

O juízo de primeiro grau concluiu pela ausência de prova da eficácia e da imprescindibilidade do medicamento pleiteado, não havendo como impor ao Poder Público sua prestação. Além disso, existe uma medicação distribuída gratuitamente pelo SUS, a Nusinersena, que produz resultados positivos e com a qual a criança vem sendo tratado.

Ao STJ, a família da criança afirma - ao contrário do afirmado na ação recorrida - que "o tratamento pleiteado é único no mercado, não havendo substituto no SUS", que se trata "de medicamento de comprovada eficácia" e que há prova da "imprescindibilidade do fármaco para o tratamento da doença de que padece o autor, considerando o grau e o estágio da morbidade, e a impossibilidade de sua substituição por outro fornecido universalmente pelo SUS".

A ministra ressaltou que, apesar de o fármaco encontrar-se registrado na ANVISA, em caráter experimental, a sua eficácia não se encontra demonstrada, de acordo com Nota Técnica de autoria do Hospital Israelita Albert Einsten.

Segundo a relatora, a nota assinala que "parecer técnico elaborado pelo Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde do Hospital Sírio Libanês, em parceria com o Conselho Nacional de Justiça, considera as evidências científicas publicadas até o presente momento INCERTAS para a tomada de decisão quanto ao uso da medicação solicitada".

"Ainda que a terapia gênica represente uma inovação, não há evidências científicas sobre a eficácia e eficiência da droga, que justifiquem impor o poder público de financiá-lo individualmente, sobretudo diante das cifras elevadíssimas de seu custo, obstáculo não só para pacientes, mas também para qualquer sistema público de saúde."

Por fim, a ministra considerou que os argumentos utilizados pela família da criança somente poderiam ter sua procedência verificada mediante o reexame de matéria fática, o que é vedado pela Súmula 7/STJ.

Assim, conheceu em parte do recurso especial e negou provimento.

Confira o acórdão.

Patrocínio

Patrocínio

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA