MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Pai terá jornada de trabalho reduzida para cuidar de filha epilética
Família

Pai terá jornada de trabalho reduzida para cuidar de filha epilética

O pai requereu administrativamente, mas teve o pedido negado sob o argumento de que a patologia não se enquadrava na lista que permitia o acesso a esse direito.

Da Redação

sexta-feira, 22 de julho de 2022

Atualizado em 23 de julho de 2022 10:47

O juiz de Direito Michel Curi e Silva, da 1ª vara de Fazenda Pública e Autarquias de Belo Horizonte, determinou que um servidor público estadual tenha a carga horária de trabalho reduzida para 20 horas semanais para que ele possa cuidar da filha. A menina necessita de atenção especial pois sofre de epilepsia e faz uso constante de medicamentos para tratar crises convulsivas.

O pai requereu administrativamente a redução da jornada, mas teve o pedido negado sob o argumento de que a patologia da criança não se enquadrava na lista de doenças que permitia o acesso a esse direito, sem diminuição dos vencimentos. Ele atua na Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública.

Na decisão, o juiz ressaltou que deve ser assegurado à criança o direito prioritário de ter seu pai por perto, reduzindo-se a jornada de trabalho dele, uma vez que se trata de criança que necessita de cuidados especiais.

O magistrado citou, por exemplo, o artigo 6° do Estatuto da Criança e do Adolescente que destaca que a lei deve ser interpretada, considerando sobretudo a condição peculiar de cada criança como pessoa em desenvolvimento.

Na decisão, o juiz lembra que "é direito de toda criança receber proteção prioritária e socorro, à luz das normas do Estatuto da Criança e do Adolescente, sendo dever da família e do poder público assegurar, com base no Princípio da Prioridade Absoluta, a efetivação dos direitos referentes à vida e à saúde".

 (Imagem: Freepik)

Servidor ganhou direito a ter carga horária de trabalho reduzida para cuidar da filha.(Imagem: Freepik)

Informações: TJ/MG.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas