MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Agentes autônomos poderão manter carteira de clientes captada por eles
Tombamento da base de clientes

Agentes autônomos poderão manter carteira de clientes captada por eles

Os clientes "doados" pelos sócios do antigo escritório não serão mantidos.

Da Redação

sexta-feira, 22 de julho de 2022

Atualizado às 14:09

Em sede de embargos de declaração, a 1ª câmara Reservada de Direito Empresarial do TJ/SP entendeu que agentes autônomos de investimentos podem ficar com os clientes por eles angariados em seu novo escritório.

A disputa em questão se dá entre dois AAI - agentes autônomos de investimentos contra o escritório de AAI credenciado à XP Investimentos, do qual ambos eram sócios, e diz respeito ao pedido para tombamento da base de clientes de ambos para o novo escritório credenciado à XP o qual passaram a integrar após o exercício do direito de retirada da sociedade ré. 

O tombamento da base de clientes se consubstancia em permitir que os AAIs que captaram esses clientes para a XP continuem sendo atendidos por eles mesmo após mudarem de escritório credenciado dentro da própria XP.

Nos embargos, os agentes alegam que o acórdão recorrido determinou a migração e tombamento dos clientes "doados" por outros sócios, quando na verdade deveria ter determinado todos os clientes angariados por eles, "exceto os doados".

Segundo os AAIs, esses clientes "doados" correspondem a "parcela ínfima" da carteira deles, que eles nem mesmo se lembravam.

A relatora Jane Franco Martins ressaltou que os embargos dos autores devem ser acolhidos para aclaramento e correção.

"Se referem ao tombamento de base parcial em favor dos autores, aqui embargante, dos clientes que integram suas carteiras (por eles angariada e em conformidade à listagem por eles apresentada), salvo aqueles que teriam sido 'doados' em favor dos réus, aqui embargados, com a observação da verificação da extensão de cada carteira de clientes em regular instrução probatória."

 (Imagem: Freepik)

Agentes autônomos poderão manter carteira de clientes captada por eles.(Imagem: Freepik)

O escritório Pittelli Advogados Associados atua no processo.

Leia a decisão.

______

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas