MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Juíza determina inclusão de restaurante no Simples Nacional
Tributo

Juíza determina inclusão de restaurante no Simples Nacional

Inscrição teria sido negada por pendências com município que empresa alega inexistirem.

Da Redação

sábado, 30 de julho de 2022

Atualizado em 31 de julho de 2022 08:03

Restaurante deve ser inscrito no Simples Nacional de forma retroativa. Assim determinou a juíza de Direito Sonia Maria Mazzetto Moroso Terres, da vara da Fazenda Pública de Itajaí/SC. 

A empresa impetrou MS contra o secretário municipal da Fazenda de Itajaí/SC pleiteando sua inscrição no Simples Nacional com data retroativa a partir de janeiro de 2022. Relata que é microempresa com atividade exclusivamente comercial de restaurante, e que não desenvolve atividade relacionada a prestação de serviços.

Diz, ainda, que está regularizada e que é contribuinte somente de tributos federais (Pis, Cofins, CSLL e IRPJ), abrangidos no Simples, e também estadual (ICMS), não sendo, portanto, contribuinte de imposto municipal. 

Sustenta que, com a crise gerada pela pandemia, atrasou suas obrigações, fato que lhe culminou na exclusão do Simples; todavia, não restou prejudicado o novo enquadramento no ano de 2022. Mas o pleito foi negado por supostas pendências com o município, que a empresa alega inexistirem.

 (Imagem: Freepik)

Restaurante deve ser incluído no Simples Nacional.(Imagem: Freepik)

Ao analisar, a juíza concluiu que, ao que tudo indica pela documentação acostada e argumentos apresentados na inicial, a empresa efetivamente enquadra-se no rol das que podem optar pelo Simples, e a negativa por simples pendência cadastral perante o município é desarrazoada.

Ao reputar presente a probabilidade do direito, deferiu a liminar para suspender ato administrativo que indeferiu a nova adesão e determinar que a autoridade efetue a inscrição da impetrante no Simples Nacional de forma retroativa, contanto que não existam pendências fiscais.

Em caso de descumprimento, a multa diária será de R$ 500.

O escritório MSA Advogados e Partners atua pela empresa.

Leia a decisão.

MSA Advogados e Partners

 

Patrocínio

Patrocínio Migalhas