MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Artistas leem a nova "Carta aos Brasileiros"; veja vídeo
Manifesto

Artistas leem a nova "Carta aos Brasileiros"; veja vídeo

Em apoio ao manifesto, artistas como Fernanda Montenegro e Chico Buarque gravaram vídeo lendo a carta.

Da Redação

quarta-feira, 10 de agosto de 2022

Atualizado em 11 de agosto de 2022 07:41

Em apoio ao manifesto, artistas como Fernanda Montenegro, Marisa Monte, Anitta, Milton Nascimento, Djavan, Dira Paes, Caetano Veloso, Wagner Moura e Chico Buarque, gravaram vídeo com a leitura da "Carta às Brasileiras e aos Brasileiros pela Democracia".

O manifesto já se encaminha para 900 mil adesões. Entre as assinaturas, também estão nomes como Fernando Meirelles, Luciano Huck, Luís Fernando Veríssimo, Jorge Furtado, Débora Bloch e Alessandra Negrini.

Além dos artistas, entre os assinantes estão mais de 300 entidades, milhares de magistrados, membros do MPartistasPolíticos de todas as ideologias e locais (entre eles os candidatos à presidência Ciro, Lula e Simone), preocupados em manter o Estado de Direito, também assinam a carta.

Nova Carta aos Brasileiros

A carta traz palavras em defesa da democracia e do sistema eleitoral, e é inspirado na proclamação de direitos chamada de "Carta aos Brasileiros", de 1977, que foi importante marco contrário ao regime militar, escrito e lido pelo mestre Goffredo da Silva Telles Jr. no páteo das Arcadas do Largo S. Francisco.

Para aderir, acesse o site oficial (estadodedireitosempre.com) do manifesto. Além disso, na aba "Adesões", os internautas podem consultar quem aderiu, além da busca pela inicial, que ficou praticamente impossível (tal a quantidade), pelo nome e um sobrenome da pessoa.

Na lista divulgada ontem, lobrigam-se nomes da história contemporânea brasileira, incluindo 17 subscritores da Carta de 77.

O documento de agora recorda a lição de Goffredo Telles Júnior, que está estampada em nossa Constituição:

"Todo poder emana do povo, que o exerce por meio de seus representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição."

Patrocínio

Patrocínio Migalhas