MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Alexandre de Moraes toma posse como presidente do TSE na próxima terça
TSE

Alexandre de Moraes toma posse como presidente do TSE na próxima terça

"Deus me deu a honra de poder contar com essa fortaleza", disse Moraes sobre vice-presidência do ministro Ricardo Lewandowski.

Da Redação

domingo, 14 de agosto de 2022

Atualizado às 11:38

O ministro Alexandre de Moraes tomará posse como presidente do TSE na próxima terça-feira, 16h, em solenidade marcada para as 19h. Na mesma ocasião, o ministro Ricardo Lewandowski será empossado vice-presidente. Cerimônia será transmitida pelo canal do TSE no YouTube.

 (Imagem: Flickr/TSE)

Alexandre de Moraes tomará posse como presidente do TSE nesta terça, 16.(Imagem: Flickr/TSE)

Os dois ministros foram eleitos para os cargos durante a sessão administrativa da Corte Eleitoral realizada no dia 14 de junho. Eles serão responsáveis por conduzir as Eleições Gerais de 2022. Nos últimos seis meses, o TSE foi presidido pelo ministro Edson Fachin.

Em evento realizado em Lisboa no fim de junho, ao falar do combate às milícias digitais, Alexandre de Moraes comemorou a parceria com Lewandowski na condução da Corte:

"Deus me deu essa honra e essa fortaleza de poder contar com o ministro Ricardo Lewandowski no TSE."

Assista: 

Em novembro de 2021, em entrevista ao Migalhas, o ministro disse ter certeza de que no próximo ano as eleições vão transcorrer normalmente, com a Justiça eleitoral vigilante e atenta para possa se demonstrar que a democracia está concretizada no Brasil.

"A Justiça eleitoral já está preparada, já sabemos como investigar e obter provas. Isso vai acarretar não só a cassação como também sanções penais."

Composição do TSE

O TSE é integrado por, no mínimo, sete ministros. Três ministros são do STF, um dos quais é o presidente da Corte, dois ministros são do STJ, um dos quais é o corregedor-Geral da Justiça Eleitoral, e dois são juristas, provenientes da classe dos advogados, nomeados pelo presidente da República.

Os mandatos dos ministros da Corte Eleitoral são de dois anos, sendo possível a recondução por, no máximo, mais um biênio consecutivo.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas