MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Moraes convoca audiência pública sobre população em situação de rua
Vulnerabilidade social

Moraes convoca audiência pública sobre população em situação de rua

Inscrições vão até 17/10. O Ministro é relator de ação com pedido de providências governamentais para minorar a situação dessas pessoas.

Da Redação

sábado, 10 de setembro de 2022

Atualizado às 09:21

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, convocou audiência pública para ouvir autoridades e membros da sociedade em geral a respeito da conjuntura das pessoas em situação de rua. O tema é objeto da ADPF 976, em que o PSOL, a Rede Sustentabilidade e o MTST - Movimento dos Trabalhadores Sem Teto alegam que há o estado de coisas inconstitucional em relação a esse grupo.

Condições desumanas

Segundo os autores, a população em situação de rua no Brasil está submetida a condições desumanas de vida, por conta de omissões estruturais e relevantes atribuíveis, principalmente, ao Poder Executivo, em seus três níveis federativos, e ao Poder Legislativo, em razão de lacunas na edição de novas leis e de falhas na reserva de orçamento público suficiente.

 (Imagem: Nelson Jr./SCO/STF)

Ministro Alexandre de Moraes convoca audiência pública sobre pessoas em situação de rua.(Imagem: Nelson Jr./SCO/STF)

Aumento vertiginoso

No despacho de convocação da audiência, o Ministro Alexandre de Moraes destacou a relevância da questão, que envolve a violação sistemática dos direitos e das garantias fundamentais dessas pessoas, em um cenário significativamente agravado com a pandemia da covid-19.

Moraes mencionou estudo produzido pelo Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada que aponta aumento vertiginoso de 140% da população em situação de rua, de 92.515 em setembro de 2012 para 221.869 em março de 2020.

Segundo o relator, o enfrentamento dessa sensível questão social requer a adoção de expedientes normativos e políticas públicas que demandam conhecimento técnico multifacetário, envolvendo, especialmente, reflexões sobre assistência social e orçamento público.

Por este motivo, convocou a audiência, para ouvir o depoimento de autoridades e da sociedade em geral que possam trazer esclarecimentos técnicos e jurídicos sobre o tema.

Inscrições

As entidades interessadas em participar da audiência deverão requerer sua inscrição até 17/10, por meio do endereço eletrônico [email protected]. A seleção se baseará nos critérios de representatividade, especialização técnica, expertise e garantia de pluralidade de opiniões, com paridade dos pontos de vista a serem defendidos e aproveitamento das questões indicadas como objeto da discussão.

A data provável da audiência é 21/11.

Informações: STF.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas