MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Moraes manda PF atrás de empresários que querem golpe se Lula vencer
Operação

Moraes manda PF atrás de empresários que querem golpe se Lula vencer

Foram expedidos mandados de busca e apreensão autorizados pelo ministro Alexandre de Moraes.

Da Redação

terça-feira, 23 de agosto de 2022

Atualizado às 17:47

Nesta terça-feira, 23, a PF cumpre mandados de busca e apreensão contra empresários bolsonaristas que defenderam, em um grupo de mensagens, um golpe de Estado caso o ex-presidente Lula vença as eleições presidenciais de 2022 contra Jair Bolsonaro. Entre os alvos estão:

  • Luciano Hang, da Havan;
  • José Isaac Peres, da rede de shopping Multiplan;
  • Ivan Wrobel, da Construtora W3;
  • José Koury, do Barra World Shopping;
  • André Tissot, do Grupo Serra;
  • Meyer Nirgri, da Tecnisa;
  • Marco Aurélio Raymundo, da Mormai; e
  • Afrânio Barreira, do Grupo Coco Bambu.

As buscas foram autorizadas pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, e atendem ao pedido protocolado pela Coalizão para Defesa do Sistema Eleitoral, composta por mais de 200 entidades e movimentos sociais. Os mandados são cumpridos em cinco Estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Ceará.

Na semana passada, o colunista Guilherme Amado, do Metrópoles, revelou uma série de mensagens que teriam sido trocadas em um grupo de WhatsApp por empresários bolsonaristas. Nas conversas divulgadas, os investigados defenderam abertamente um golpe militar em caso de vitória do petista nas eleições.

José Koury, proprietário do shopping Barra World e com extensa atuação no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, teria enviado a seguinte mensagem ao grupo: 

"Prefiro golpe do que a volta do PT. Um milhão de vezes. E com certeza ninguém vai deixar de fazer negócios com o Brasil. Como fazem com várias ditaduras pelo mundo."

O dono da Mormaii, posteriormente, teria afirmado que "golpe foi soltar o presidiário" e o "Supremo agir fora da Constituição".

 (Imagem: Reprodução)

Mensagem revelada pelo Metrópoles.(Imagem: Reprodução)

Rápida resposta

Em nota pública, a Coalizão comemorou a decisão de Moraes:

"A ação do ministro Alexandre de Moraes, em resposta rápida à demanda da sociedade civil organizada, é um excelente sinal de que as instituições democráticas não aceitam ameaças contra o sistema eleitoral e o Estado Democrático de Direito, e de que o Judiciário agirá com rigor para defender a democracia."

Patrocínio

Patrocínio Migalhas