MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Moraes manda PF realizar oitiva de Marcos do Val sobre plano golpista
Golpe

Moraes manda PF realizar oitiva de Marcos do Val sobre plano golpista

Senador divulgou em suas redes ter recebido proposta de plano golpista partindo de bolsonaristas.

Da Redação

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

Atualizado às 20:18

O ministro Alexandre de Moraes determinou que a PF realize a oitiva do senador Marcos do Val sobre suposta proposta de plano golpista.

Na quarta-feira, 1º, o parlamentar informou em suas redes sociais que o ex-presidente Jair Bolsonaro tinha sugerido a ele um plano para dar um golpe de Estado, e que iria renunciar ao cargo.

Na manhã desta quinta-feira, 2, no entanto, o senador voltou atrás e desistiu de renunciar ao mandato. Ele também negou que Bolsonaro tenha sugerido o plano. Segundo ele, a proposta teria partido do então deputado Daniel Silveira, na presença de Bolsonaro, que não teria se manifestado sobre o assunto. 

O senador contou que no dia 9 de dezembro, uma sexta-feira, encontrou-se com Daniel Silveira e Bolsonaro. Na conversa, o então deputado teria sugerido que Marcos do Val fizesse uma gravação clandestina do ministro do STF Alexandre de Moraes. 

"A ideia é que eles colocariam um equipamento de gravação, teria um veículo já próximo ao STF captando o áudio, e eu, nessa reunião com o ministro Alexandre, eu conduzindo, para ele falar que em alguns dos processos dele ele ultrapassou as linhas da Constituição."

Bolsonaro teria ouvido a proposta sem se pronunciar, segundo o senador. Marcos do Val disse que "pensaria" e que depois "faria contato". Do Val disse que, ao sair, mandou uma mensagem a Alexandre de Moraes relatando a reunião, e, dias depois, foi ao encontro do ministro no Supremo e detalhou o encontro. 

O senador mandou mensagem para o celular de Daniel Silveira dizendo que "não cumpriria a missão". A revista Veja, segundo Marcos do Val, o procurou porque teve acesso ao texto da mensagem e quis saber do que se tratava. Ele então decidiu tornar pública toda história e fez uma transmissão ao vivo na internet, na madrugada desta quinta, anunciando o que seria "uma bomba". 

 (Imagem: Marcos Oliveira/Agência Senado)

Marcos do Val disse ter recebido proposta de plano golpista.(Imagem: Marcos Oliveira/Agência Senado)

Oitiva pela PF

Ao decidir pela realização da oitiva do senador, Moraes ressaltou que, conforme amplamente noticiado, o senador teria recebido proposta com objetivo de ruptura do Estado Democrático de Direito, "circunstância que deve ser esclarecida no contexto mais amplo desta investigação, notadamente no que diz respeito a eventual intenção golpista, o que pode caracterizar os crimes previstos nos arts. 359-M (golpe de Estado) e 359-L (abolição violenta do Estado Democrático de Direito) do Código Penal".

Diante disso, deferiu o requerimento da PF e determinou a oitiva do senador Marcos do Val no prazo de cinco dias.

Veja a decisão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas