MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Eleições: Juiz manda retirar outdoor que associa esquerda a bandidos
Eleições 2022

Eleições: Juiz manda retirar outdoor que associa esquerda a bandidos

Magistrado considerou que houve conteúdo eleitoral antecipado e que o uso de outdoors é proibido pelo ordenamento jurídico.

Da Redação

terça-feira, 16 de agosto de 2022

Atualizado às 10:46

O juiz Eleitoral Márcio André Keppler Fraga, da 113ª Zona Eleitoral de Porto Alegre/RS, determinou o prazo de 24 horas para que sejam retirados outdoors instalados em dois pontos da cidade com difamações à esquerda e chamamentos para o 7 de setembro.

Trata-se de notícia de irregularidade em propaganda eleitoral ajuizada contra um condomínio residencial e uma empresa de mídias urbanas visando a remoção de outdoors contendo peça publicitária que ostenta, no topo, a frase "você decide", seguido das imagens da bandeira do Brasil e do símbolo da foice e martelo - comumente relacionado à ideologia do comunismo - lado a lado, seguida, logo abaixo, de dizeres dispostos em linha de comparação: vida - aborto; bandido preso - bandido solto; povo armado - povo desarmado; valores cristãos - ideologia de gênero; liberdade - censura; agro forte - MST forte; menos impostos - mais impostos; a favor da polícia - a favor do PCC; ordem e progresso - narcotráfico.

No fim do texto verifica-se, ainda, a frase "7 de setembro, Independência do Brasil, Participe dos festejos do Bicentenário!"

 (Imagem: Reprodução/Instagram)

Outdoor instalado no RS associa esquerda a bandido e ao PCC.(Imagem: Reprodução/Instagram)

Resumidamente, o autor da representação alega que o outdoor configura propaganda eleitoral antecipada, pois possui conteúdo eleitoral e foi instalado antes do dia 16 de agosto - data a partir do qual se dá o início da campanha eleitoral, conforme estipula o art. 36 da lei 9.504/97- e, bem assim, utiliza meio proibido por lei, no caso, o outdoor, nos termos do que disciplina o art. 39, §8º, da supracitada lei, e art. 3-A da resolução TSE 23.610/19.

Da análise dos autos, o juiz considerou que a mensagem exposta nos painéis possui conteúdo eleitoral.

"Nesse contexto, a partir de uma racionalidade média, há que reconhecer que, no mínimo, ou ainda, de forma indireta ou difusa, presente está o viés eleitoral da peça publicitária. Despicienda, por conseguinte, qualquer outra análise mais pormenorizada acerca de seu conteúdo."

Disse, ainda, que não há dúvida de que o uso do outdoor, ou aparato que simule seu efeito, é expressamente vetado pelo ordenamento jurídico.

Assim sendo, determinou a retirada dos painéis no prazo de 24 horas.

  • Processo: 0600016-91.2022.6.21.0113

Leia a decisão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...