MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Ministra do TSE mantém postagem de Bolsonaro que associa PT ao PCC
Eleições

Ministra do TSE mantém postagem de Bolsonaro que associa PT ao PCC

Segundo o partido, as postagens configurariam "narrativa maliciosa e desinformativa" contra Lula.

Da Redação

sábado, 20 de agosto de 2022

Atualizado às 17:40

Neste sábado, a ministra Maria Claudia Bucchianeri, do TSE, negou pedido do PT para que Bolsonaro exclua postagens que associa Lula à facção PCC. Na decisão, S. Exa. concluiu que, segundo jurisprudência da Corte, "não é qualquer crítica contundente a candidato ou ofensa à honra que caracteriza propaganda eleitoral negativa antecipada".

Entenda

Bolsonaro postou em suas redes sociais o vídeo de uma reportagem da TV Record, na qual mostrava uma convesa interceptada de um integrante do PCC. Nas falas, o homem diz que "com o PT nois tinha diálogo. O PT tinha com nois diálogo cabuloso".

Ao postar o áudio, o presidente da República afirmou que: "líder de facção criminosa (irraaa) reclama de Jair Bolsonaro e revela que com o Partido dos (iirruuuuu) o diálogo com o crime organizado era 'cabuloso'".

Segundo o partido, as postagens configurariam "narrativa maliciosa e desinformativa" que teria o objetivo de criar vínculo entre o, à época, pré-candidato à presidência da República Lula e a organização criminosa. Narrou, ainda, que esta propaganda antecipada negativa fere gravemente o equilíbrio da campanha eleitoral.

Em defesa, Bolsonaro sustentou pela inexistência de conteúdo eleitoral nas postagens compartilhadas, tratando-se, apenas, de conteúdo de tom sarcástico e irônico.

 (Imagem: Zanone Fraissat/Folhapress)

Ministra do TSE nega pedido de PT para remover postagem em que Bolsonaro relaciona o partido e o PCC..(Imagem: Zanone Fraissat/Folhapress)

Críticas ácidas

Ao analisar o caso, a ministra asseverou que interceptação telefônica trazida na matéria jornalística compartilhada e comentada por Bolsonaro é real, uma vez que "ocorreu no contexto de determinada operação coordenada pela Polícia Federal, de sorte que a gravação respectiva é autêntica".

"Excluída eventual falsidade manifesta dos fatos subjacentes às postagens, o que restam são os comentários do representado, a revelarem, para mim, críticas ácidas e narrativas políticas desfavoráveis, que não podem ser enquadradas como propaganda negativa irregular e que devem merecer a devida resposta dentro do próprio debate político."

No mais, a ministra citou jurisprudência da Corte no sentido de que "não é qualquer crítica contundente a candidato ou ofensa à honra que caracteriza propaganda eleitoral negativa antecipada, sob pena de violação à liberdade de expressão"Nesse sentido, negou os pedidos formulados pelo partido.

Leia a decisão.  

Patrocínio

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...