MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STJ: Liminar mantém recuperação judicial sem certidão negativa fiscal
Direito de insolvência

STJ: Liminar mantém recuperação judicial sem certidão negativa fiscal

Ministro Paulo de Tarso Sanseverino derrubou decisão do TJ/SP e retoma validade de homologação.

Da Redação

quarta-feira, 24 de agosto de 2022

Atualizado às 09:19

O ministro do STJ Paulo de Tarso Sanseverino deferiu liminar para suspender acórdão do TJ/SP que anulou homologação de plano de recuperação por falta de certidão negativa de débito tributário. O ministro considerou que a anulação da homologação poderia inviabilizar o soerguimento da empresa.

 (Imagem: Freepik)

Empresa consegue liminar para validar recuperação judicial mesmo sem apresentar negativa de débito fiscal.(Imagem: Freepik)

Inicialmente o ministro explicou que, em situações excepcionais, o STJ tem admitido a apreciação de pedido de tutela de urgência visando à concessão do efeito suspensivo a recurso especial ainda pendente de juízo de admissibilidade, condicionando sua procedência à demonstração da presença do fumus boni iuris e do periculum in mora, o que restou caracterizado no caso concreto.

Quanto aos fatos analisados, observou que o acórdão que deu provimento a agravo da Fazenda, e que anulou decisão que homologava plano de recuperação judicial em razão da não apresentação de certidões negativas de débito tributário. Essa decisão, por sua vez, teria o potencial de inviabilizar o levantamento da empresa, função precípua do instituto da recuperação. 

Sendo assim, ficando reconhecida a plausibilidade do direito e perigo da demora, deferiu a tutela de urgência. 

A empresa é representada pelo escritório Moraes Jr. Advogados

Leia a decisão.

Moraes Jr. Advogados

 

Patrocínio

Patrocínio Migalhas