MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. 80 anos de Pinheiro Neto Advogados
Aniversário

80 anos de Pinheiro Neto Advogados

Banca criada em 1942 completa, neste ano, oito décadas de existência, sendo reconhecidamente uma das mais importantes instituições jurídicas no Brasil.

Da Redação

terça-feira, 30 de agosto de 2022

Atualizado em 31 de agosto de 2022 10:03


 (Imagem: Reprodução)

Escritório Pinheiro Neto Advogados completa 80 anos.(Imagem: Reprodução)

Indubitavelmente um dos principais escritórios de advocacia da América Latina, Pinheiro Neto Advogados completa, neste mês de agosto, 80 anos de história.

Fundada por José Martins Pinheiro Neto, a banca é pioneira em várias frentes, tanto como temas em discussão jurídica, como no frutífero modelo de negócio.

O escritório tem atuação diversificada e é reconhecido por relacionamentos de confiança com os clientes, com foco estratégico em questões legais desafiadoras.

Trata-se, ainda, de uma das primeiras firmas no Brasil a prospectar clientes estrangeiros e se especializar em Direito Empresarial. Além das unidades próprias, e correspondentes em todo o Brasil, possui ligação estreita com firmas de primeira linha em diversos países.

Para compartilhar com os migalheiros os festejos dos 80 anos desta que é uma verdadeira instituição jurídica nacional, Migalhas foi ao elegante prédio chantado às margens do rio Pinheiros, em SP, e, na sede banca, ouviu os sócios.

Eles contaram um pouco dessa trajetória de sucesso. E embora relembrem o passado, fitam é o porvir. Assista:

Escritório - Migalhas da história

Formado nas Arcadas do Largo de S. Francisco, em 1938, tendo colado grau em 3 de janeiro de 1939, J.M. Pinheiro Neto era um jovem inquieto. De correspondente da BBC em Londres, durante a Segunda Guerra Mundial, a mentor da maior firma de advocacia da América Latina, ele traçou um longo percurso. O advogado foi responsável por revolucionar o perfil da profissão do país, criando um modelo de negócio que mudou a forma tradicional de administrar um escritório de advocacia.

Antecipando-se à globalização, exerceu um papel fundamental na atração de investimentos estrangeiros. Muito antes da propagação dos conceitos de marketing, exigiu de seus colegas a valorização do cliente e o cuidado com a qualidade dos serviços prestados. Polêmico, amado e temido, fez de seu escritório, Pinheiro Neto Advogados, um navio-escola de onde saíram grandes profissionais. Seu trabalho e o escritório são um capítulo fundamental na história da advocacia no Brasil.

Veja linha do tempo com algumas das muitas conquistas:

1942: José Martins Pinheiro Neto funda o escritório, na rua na Rua José Bonifácio, centro de SP. A banca conta apenas com um advogado, uma secretária e um office-boy.

Em 1945, término da 2ª Guerra Mundial, Pinheiro Neto inova: o cliente é quem vai ao escritório do advogado, e é este quem decide como defender a causa, contrariando as normas arcaicas anteriores. O fato proporcionou liberdade e independência à classe.

Os clientes estrangeiros aumentam e, em 1953, o escritório é transferido para um espaço bem maior, na Rua Barão de Itapetininga. Em 1956, Pinheiro Neto já havia contratado advogados e, mais uma vez, foi pioneiro: criava-se a primeira sociedade entre advogados, dividindo clientes e despesas.

Em 1964, depois de passar pelas Ruas Maria Paula e Líbero Badaró, Pinheiro Neto Advogados vai para aquele que seu fundador consideraria o local ideal: a Rua Boa Vista, mantendo-se na região central de São Paulo.

Em 1969 Pinheiro Neto abre escritório no Rio de Janeiro. Em 1974, inaugura sede em Brasília. Em 1978, a banca chega a Londres. Em 1979, passa a se chamar Pinheiro Neto Advogados, nome que mantém até hoje.

Em 1981, o escritório dá um grande passo na implantação da informatização no escritório. Em 1990, o escritório é capa da revista Veja e, no ano seguinte, conquistaria a expressiva marca de 1.000 clientes.

Em 1992, completam-se 50 anos de Pinheiro Neto Advogados. 50 sócios, 215 advogados, 190 estagiários, 160 paralegais, escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Londres, e a mesma dedicação ao trabalho.

Em 2000, depois de quase seis décadas, é feita a informatização total, com transferência de todos os dados para servidores exclusivos. Neste ano, J.M. Pinheiro Neto se afasta da presidência.

Pinheiro Neto faleceu em 2005, aos 88 anos, deixando amplo legado no Direito brasileiro.

Em 2006, a banca muda-se para o edifício no Jardim Europa, onde está instalada até hoje.

Em 2009, o escritório cria a Comissão da Mulher Advogada, com o objetivo de reter e promover talentos femininos.

Em 2011, nasce a Comissão da Diversidade, para aprimorar boas práticas gerenciais, combater a desinformação e aumentar a tolerância e dignidade das pessoas no ambiente de trabalho.

Em 2012, o escritório ultrapassa a marca de 6 mil clientes e 800 integrantes.

Finalmente em 2022, o festejado escritório completa 80 anos.

Ao longo de todo esse percurso, uma marca é nítida: a busca incessante pelo aperfeiçoamento da sociedade por meio do Direito.

Que venham mais 80 anos!

Patrocínio

Patrocínio Migalhas