MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. OAB e Corte IDH assinam acordo de cooperação
Novo acordo

OAB e Corte IDH assinam acordo de cooperação

Compromisso visa fortalecer a advocacia brasileira na defesa dos direitos humanos

Da Redação

quinta-feira, 25 de agosto de 2022

Atualizado às 17:50

Foi assinado ontem, 24, em solenidade em Brasília, o acordo de Cooperação e de Intercâmbio da OAB com a Corte IDH - Corte Interamericana de Direitos Humanos. O objeto do compromisso é estabelecer uma colaboração mútua entre a OAB e a Corte IDH, a fim de fortalecer suas relações, difundir os instrumentos internacionais e a jurisprudência interamericana, para a promoção e a defesa dos direitos humanos no âmbito da advocacia.

 (Imagem: OAB/SP)

Acordo OAB Corte IDH(Imagem: OAB/SP)

De acordo com a presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos e conselheira federal por São Paulo, Silvia Souza, esse compromisso é mais um passo na consolidação da defesa dos direitos humanos no país.

“A assinatura desse termo é sobretudo um ganho para advocacia, para sociedade brasileira e para o estado democrático de direito, uma vez que num estado onde a democracia sucumbe, os direitos humanos são os primeiros a serem violados. O acordo de cooperação com a Corte tem como um dos principais objetivos fortalecer a advocacia brasileira na defesa dos direitos humanos por meio de formações complementares, trocas de experiências internacionais que possibilitem a internalização de precedentes da Corte, por exemplo”. 

Além de Silvia, participaram da cerimônia, o presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, o presidente da Corte IDH, Ricardo Pérez Manrique, e o juiz da Corte IDH e presidente da Comissão Especial de Estudo do Direito Penal, Rodrigo Mudrovitsch.

Comitê

O acordo prevê a criação de um Comitê de Integração composto por membros das duas instituições, cujo objetivo é a organização e realização de ações diversas. Caberá ainda ao comitê o encaminhamento de questões acadêmicas e administrativas relacionadas ao objeto do acordo que surgirem durante sua vigência, bem como a supervisão das atividades realizadas em seu âmbito.

O acordo inclui a adoção de programas de intercâmbio entre as instituições, ações concretas de ensino e difusão para a advocacia e a sociedade civil e formas de cooperação com as atividades da Corte IDH.

Entre outras, as ações previstas no documento incluem a realização de congressos, seminários, colóquios e conferências bilaterais que permitam a inserção da cultura de direitos humanos na advocacia brasileira e na Escola Superior de Advocacia Nacional; a organização de programas de intercâmbio de advogados, estudantes e servidores em programas de capacitação; o desenvolvimento de atividades jurídicas e de pesquisa em cooperação técnica; compartilhamento de material didático, jurídico, publicações e outros tipos de informação. Todas essas ações serão coordenadas pelo Comitê de Integração.

Com informações da OAB Nacional.

 

Patrocínio

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA