MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Rodrigo Mudrovitsch toma posse como presidente da Corte IDH
Corte de Direitos Humanos

Rodrigo Mudrovitsch toma posse como presidente da Corte IDH

Cerimônia foi realizada em San José, na Costa Rica.

Da Redação

segunda-feira, 26 de janeiro de 2026

Atualizado em 27 de janeiro de 2026 08:27

O brasileiro Rodrigo Mudrovitsch tomou posse nesta segunda-feira, 26, como presidente da Corte Interamericana de Direitos Humanos. A cerimônia foi realizada em San José, na Costa Rica, e reuniu autoridades brasileiras e representantes do meio jurídico.

Entre os presentes estiveram Hugo Motta, presidente da Câmara dos Deputados, Gleisi Hoffmann, da secretaria de Relações Institucionais do governo brasileiro, e Luiz Edson Fachin, presidente do STF, além de outras autoridades.

Mudrovitsch comandará o tribunal pelos próximos dois anos, tendo como vice a juíza chilena Patrícia Pérez Goldberg.

 (Imagem: Reprodução/Youtube)

Rodrigo Mudrovitsch toma posse como presidente da Corte Interamericana de Direitos Humanos.(Imagem: Reprodução/Youtube)

Eleito em novembro do ano passado, em votação secreta entre os sete magistrados da Corte, Rodrigo Mudrovitsch se torna o terceiro brasileiro a presidir o tribunal ligado à OEA. Ele integra a Corte desde 2022, quando assumiu como juiz aos 36 anos, figurando entre os nomes mais jovens a ocupar o posto na história da instituição. Em 2023, Mudrovitsch foi eleito vice-presidente.

Em seu discurso de posse, Mudrovitsch ressaltou a importância do fortalecimento do Direito Internacional e do multilateralismo em um cenário global de instabilidade. Também destacou que a preservação da democracia segue como um desafio central para os países do continente, defendendo instituições sólidas e processos eleitorais confiáveis.

Veja a íntegra:

Perfil

O juiz brasileiro é doutor pela USP e mestre pela UnB. Nos últimos anos, Mudrovitsch participou da elaboração de projetos legislativos e políticas públicas, tanto na Câmara quanto no Senado. Ele atuou na reforma do Código Civil, na nova lei de improbidade administrativa e fez parte do grupo de trabalho de eficiência judicial do CNJ.

Como presidente da Corte Interamericana, ele estará à frente de um dos três tribunais regionais de proteção dos Direitos Humanos, ao lado do Tribunal Europeu e da Corte Africana. O Tribunal Interamericano é uma instituição judicial autônoma para resolver disputas, conflitos ou contestações.

Corte Interamericana de Direitos Humanos

A Corte IDH é um órgão judicial autônomo da OEA (Organização dos Estados Americanos) e tem a responsabilidade de julgar violações graves de direitos humanos cometidas por países integrantes do bloco.

Entre os casos em tramitação no tribunal está o julgamento do Estado brasileiro pelas mortes de 96 bebês em uma clínica pediátrica no município de Cabo Frio/RJ, ocorridas entre 1996 e 1997. O caso começou a ser analisado em setembro do ano passado.

Mudrovitsch integra a Corte desde 2021. Em 2023, foi eleito vice-presidente do tribunal, cargo que ocupou até o fim do ano passado.

Patrocínio

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA