MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Luciana Pereira aponta excesso de regras trabalhistas no pós-pandemia
13º Encontro Anual AASP

Luciana Pereira aponta excesso de regras trabalhistas no pós-pandemia

"Essa proliferação de leis, antes da pandemia e no período pandêmico também, não gerou uma segurança jurídica, ela criou mais problemas", disse a conselheira da AASP.

Da Redação

sexta-feira, 26 de agosto de 2022

Atualizado às 14:36

Em entrevista ao Migalhas, Luciana Pereira de Souza, conselheira da AASP, afirmou que há um excesso de regulamentação no Direito Trabalhista pós-pandemia.

"Essa proliferação de leis, antes da pandemia e no período pandêmico também, não gerou uma segurança jurídica, ela criou mais problemas."

Segundo a advogada, a questão pode ser constatada no excesso de casos que chegam ao STF:

"Estamos vendo o Supremo pautar a todo momento matéria trabalhista para discutir se a lei é válida ou se não é, se o processo legislativo foi correto. Eu acho que há um excesso de regulamentação."

A conselheira também falou sobre o modelo sindical, que em sua opinião falta ser estruturado para que possa de fato exercer o seu papel.

"Passamos por uma mudança muito drástica, que foi a retirada do custeio dos sindicatos, sem uma regra de transição para que eles pudessem buscar outras fontes ou aumentar o caráter associativo."

Ao lado disso, de acordo com Luciana, há uma discussão sobre ultratividade de normas, "um engessamento das negociações", várias barreiras que impedem que os sindicatos de fato cumpram o seu papel.

O evento 

De 25 a 27 de agosto, acontece o 13º Encontro Anual AASP. O evento reúne autoridades, palestrantes renomados, especialistas do Direito e advogadas e advogados de todo o Brasil com o objetivo de proporcionar uma experiência única de conhecimento, compartilhamento e networking. Os debates são relacionados às demandas atuais de mercado, universo jurídico, nova advocacia e assuntos de interesse para a sociedade.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas