MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Iniciativa do Demarest que promove equidade de gênero completa 5 anos
D Mulheres

Iniciativa do Demarest que promove equidade de gênero completa 5 anos

Escritório incrementa ações do D Mulheres com programa de networking e guia de mentoria para impulsionar liderança feminina.

Da Redação

sexta-feira, 26 de agosto de 2022

Atualizado às 18:13

O D Mulheres, iniciativa criada pelo Demarest Advogados para promover a equidade de gênero no escritório e ampliar a liderança feminina, completa 5 anos neste mês.

Uma série de eventos e atividades estão sendo realizadas para comemorar os resultados da iniciativa criada em 2017, com ações voltadas a remoção de barreiras, distribuição justa de oportunidades e ampliação da rede de contatos e relacionamento profissional entre as mulheres. 

Neste ano, uma das principais ações implementadas pelas 26 sócias do Demarest é o programa de networking interno, para incentivar o cross-selling entre as advogadas e as sócias de diferentes áreas do escritório.

Além de reforçar o conhecimento de outras práticas do Direito, as profissionais abrem espaço para que negócios sejam criados entre os clientes das áreas que atuam e para prospectar novas oportunidades. Os encontros de networking são feitos mensalmente e já envolveram mulheres que atuam nas áreas Ambiental/ESG, Concorrencial/Cade, Mineração, Energia, Tecnologia/Privacidade/Propriedade Intelectual, entre outras.

O objetivo do D Mulheres é fortalecer as lideranças femininas atuais e preparar as futuras, com foco no desenvolvimento das profissionais e oportunidades de negócios.

Em março deste ano, o D Mulheres também lançou o Guia de Programa de Mentoria para Mulheres, com um material aberto ao público e que detalha o passo a passo a implementação de um programa de mentoria para as mulheres.

Criado a partir da experiência, dos aprendizados e dos resultados trazidos com o programa de mentoria, o guia compartilha soluções e alternativas que contribuem para impulsionar a carreira das mulheres. Confira aqui a íntegra do guia do Programa de Mentoria para Mulheres.

"O conteúdo do guia é baseado na experiência que o Demarest desenvolveu internamente com a implementação do seu programa de mentoria como forma de acelerar a carreira de mulheres, compartilhando boas práticas, dicas e aprendizados", diz Paulo Rochamanaging partner do Demarest.  "É importante que cada vez mais as mulheres ocupem, não apenas os ambientes corporativos, mas também cargos de liderança, com uma escuta ativa para obterem suporte em suas carreiras, de maneira segura", completa.

A mentoria é uma forma eficaz e cada vez mais popular para as empresas do setor privado avançarem em questões como promover a educação, a formação e o desenvolvimento de profissionais, de acordo com a ONU Mulheres. É ainda um processo de desenvolvimento da carreira apoiado em uma relação de confiança, com impacto para as duas partes envolvidas - mentores (as) e mentoradas.

Um programa de mentoria bem estruturado promove avanços na evolução da liderança feminina, além de ser uma forma de reter talentos e criar habilidades como a liderança inclusiva, destaca a publicação.

Com a divulgação do guia, o Demarest quer contribuir para fortalecer a sociedade e incentivar a aplicação dessa  ferramenta de fomento à carreira das mulheres no mercado de trabalho - em outros escritórios de advocacia, fornecedores, clientes ou em empresas de outros segmentos. O guia também foi traduzido para o inglês e servirá de apoio para o IBA (International Bar Association, entidade criada em 1947 e que reúne advogados e ordens de advogados internacionais) produzir material sobre o assunto.

Resultados

Com essas iniciativas e forma de atuar, o Demarest pretende desenvolver um olhar cada vez mais atento às práticas ESG e ações intencionais para mitigar e transformar o impacto negativo, além de potencializar o impacto positivo das ações executadas ao longo dos últimos 5 anos.

Como resultado das ações já implementadas, o escritório ampliou, de forma significativa, a presença feminina no quadro de colaboradores desde 2017.

Em 2022, 53% dos cerca de 600 colaboradores dos setores administrativo e jurídico são mulheres. Em cargos de liderança, elas já são 43% - há dois anos, eram 38%.

Nos cargos de alta liderança (inclui diretoria e sócias do jurídico), a representatividade de mulheres atingiu o percentual de 36,6%. Em 2020, elas representavam 34,3%.

"São muitas as conquistas do D Mulheres e além de todas as iniciativas implementadas, há um espaço de diálogo pautando a realidade das mulheres na cultura corporativa e as ações concretas necessárias para promoção de liderança feminina e de um ambiente de trabalho cada vez mais motivador e seguro", diz Marcia Cicarelli, sócia da área de Seguros, Resseguros, Saúde e Previdência Complementar do Demarest e coordenadora do D Mulheres.

Após três anos na liderança do grupo, Márcia passa neste mês de agosto o comando do D Mulheres para Tatiana Campello, sócia das áreas de Propriedade Intelectual, Inovação e Tecnologia e de Privacidade de Dados e Cibersegurança.

"Uma das ideias é trazer o foco da tecnologia, área em que atuo, para o grupo e contribuir para o crescimento profissional e pessoal das mulheres. Em várias partes do mundo há diversos projetos que já estão usando a tecnologia para mudar políticas, acabar com o assédio e tornar até os ambientes mais seguros para as mulheres. Esse é um tema relevante que pretendemos discutir", diz Tatiana.

Na visão de Maria Helena Bragaglia, sócia da área de Resoluções de Disputas e uma das cofundadoras do D Mulheres, "a iniciativa mostra que um trabalho em grupo, bem estruturado, planejado, com governança clara e escuta ativa, é fundamental para que bons resultados sejam atingidos".

Maria Helena é hoje responsável pelo D Futuro, grupo voltado aos jovens - mais especificamente estagiários, trainees e assistentes jurídicos - com objetivo de fornecer formação técnica de ponta, por meio de complementações acadêmicas, mas, sobretudo, de disponibilizar ferramentas para o aprimoramento dos soft skills individuais, incluindo liderança, autoconhecimento, objetividade, curiosidade e inteligência emocional corporativa.

Para comemorar essa data, um evento interno foi realizado nesta quarta-feira (dia 24) pela manhã na sede do Demarest, em Pinheiros (SP), com uma palestra da monja budista Zentchu. Ela nasceu em Caracas, na Venezuela, se formou, em Nagoya, no Japão, e mora no Brasil desde 1998.

À noite, uma comemoração reuniu sócias do Demarest e clientes mulheres de diversas empresas e entidades, convidadas para celebrar as parcerias e as conquistas do D Mulheres. O encontro também contribuiu para ampliar o networking entre as profissionais do escritório.

Ainda na quarta-feira, foi anunciada a nova composição da Liga D Mulheres, que teve a sua participação ampliada de 10 para 14 mulheres representantes. Criada em 2019 com colaboradoras do setor jurídico e do administrativo, de todos os níveis hierárquicos do Demarest, a Liga funciona como um importante canal de escuta para orientar ações internas no escritório e contribui para estratégias de retenção e desenvolvimento de talentos femininos em cada fase da carreira.  

Para Bruna Gallo, coordenadora de responsabilidade social e diversidade e inclusão, "a ampliação da Liga torna o programa mais representativo e plural, uma vez que as mais mulheres com diferentes vivências e necessidades poderão participar e contribuir para a construção de um ambiente de trabalho que incentiva mulheres e que é seguro para elas".

Ainda como parte das comemorações, um anuário com artigos publicados pelas sócias e advogadas em 2020 e 2021 foi elaborado reunindo a produção acadêmica e entrevistas de destaque aos principais veículos de mídia do país. "As atividades do D Mulheres não estão limitadas às comemorações do 8 de março. Elas acontecem e são celebradas em cada avanço no dia a dia", diz Bruna Galllo. 

Como exemplo das conquistas das mulheres do escritório, Luciana Tornovsky, sócia das áreas de Fusão e Aquisição e Societário do Demarest e head da área de Responsabilidade Social Corporativa, cita que o escritório adotou a prática de ser uma "empresa cidadã", com licença-maternidade de 6 meses, e aderiu à coalização pelo enfrentamento da violência contra mulheres e meninas.

A adesão do Demarest ao Programa Empresa Cidadã, do governo federal, ocorreu em 2018 e permitiu a ampliação da licença maternidade de 4 para 6 meses e a licença paternidade de 5 para 20 dias. 

"Temos muito orgulho de tudo que já conquistamos, mas sabemos que ainda temos um árduo caminho pela frente. Por meio do D Impacto, buscamos um propósito. Queremos transformar nossa sociedade. Primeiro internamente, dentro da nossa comunidade, o escritório, e depois voar mais alto, atingindo a sociedade como um todo", diz Luciana Tornovsky, ao explicar que  o D Impacto tem cinco pilares já bem consolidados - D Mulheres, D Mais, D Raízes, D Pro Bono e o D ao Redor.

"A responsabilidade social sempre esteve no DNA do Demarest. Uma pessoa sozinha não consegue fazer muita coisa, mas quando nos juntamos e temos cooperação e colaboração com várias mangas arregaçadas e visando o mesmo objetivo, daí podemos alcançar o impossível", completou Luciana.

Na visão de Douglas Mota, sócio da área tributária e membro da diretoria executiva do Demarest, o "D Mulheres colaborou para o desenvolvimento profissional de todos, não somente do ponto de vista técnico, mas de olhar para o outro, de contribuir para melhor se comportar em determinadas situações e atender ainda melhor os clientes".

Demarest Advogados

Patrocínio

Patrocínio Migalhas